app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5883
Cidades

HOMENAGENS MARCAM O DIA DE FINADOS EM CEMITÉRIOS DE MACEIÓ

Durante todo o dia, parentes visitaram túmulos para prestar homenagens aos entes queridos numa data marcada pela saudade

Por Greyce Bernadino | Edição do dia 03/11/2022 - Matéria atualizada em 03/11/2022 às 06h18

Os cemitérios de Maceió registraram alta movimentação de visitantes nessa quarta-feira (02), Dia de Finados. Muitas pessoas aproveitaram para prestar homenagens aos seus entes queridos que se foram. 

No Campo Santo Parque das Flores, no Tabuleiro do Martins, Luzinete Maria, de 61 anos, aproveitou a data para homenagear seus patrões e o filho deles. Sua patroa morreu em uma viagem e o patrão foi vítima da Covid-19. 

Emocionada, ela contou que deve muito a eles. “Meus patrões me acolheram quando perdi minha mãe. Tinha 13 anos quando deixei a cidade de Viçosa e fui morar com eles, aqui em Maceió. E, desde então, sou muito grata. Eles me deram uma casa, sempre me trataram bem. O que estou fazendo aqui é pedindo forças para continuar. E só Deus pode me ajudar”, disse.

No cemitério São José, na parte baixa da capital alagoana, a movimentação foi intensa nas primeiras horas do dia. Durante a semana, o local foi preparado para receber os visitantes.

Maria Aparecida, de 57 anos, perdeu a mãe há três anos e, assim como todos os anos, veio ao cemitério prestar homenagens a ela. “Minha mãe morreu de coração e, desde então, é só saudades. Eu era muito próxima a ela, então, sinto muito essa perda. Também perdi meu pai, há alguns anos. Ele está enterrado em outro cemitério e, num dia como o de hoje, visito primeiro ele e em seguida a minha mãe”.

AMBULANTES

O Dia de Finados fez com que ambulantes faturassem. No São José, o local foi tomado pela comercialização de flores e velas, alguns dos itens consumidos pelos visitantes. Eles precisaram se credenciar na Prefeitura de Maceió para terem direito ao espaço. No total, 66 comerciantes atuaram. 

Maria Benedita, de 66 anos, é ambulante há mais de 20 anos e sempre aproveita o dia de homenagens para vender seus produtos, a exemplo de flores emborrachadas, item bastante procurado pelos visitantes, segundo ela.

“Temos vários produtos, mas, o que é mais vendido, são as flores emborrachadas. Elas custam R$ 5, e tem de muitas cores e gostos. Elas vão em um vasinho”, disse.

Pela primeira vez no local para vender itens para o Dia de Finados, Jaciela Marcela contou que, por conta do sol e do calor, muitas pessoas deixam para visitar seu parentes após o meio dia. “A expectativa é vender mais pela tarde”, acrescentou.

Ela vende flores naturais e está entusiasmada para ter um bom faturamento. “Os preços estão em conta e sempre há uma procura por flores. Espero faturar até o fim dia dia”.

Mais matérias
desta edição