Cidades
Com 215 afogamentos, Bombeiros reforçam efetivo para o Verão
Operação Verão terá início em dezembro e se estenderá até o mês de março de 2023 com aumento na segurança das praias de Alagoas

O verão está se aproximando e com isso a alta temporada vai atraindo turistas para Alagoas. As praias ficam lotadas e o perigo está neste momento: os afogamentos. Nestes onze meses de 2022, o Corpo de Bombeiros registrou 215 casos nas praias alagoanas.
Apesar de considerado um número elevado, os dados são ainda mais baixos do que no ano passado, que chegou a 402 casos. A redução, em percentual, chega a 46,51%. Já quando há um comparativo entre 2021 e 2020, o aumento de 66,8%, já que em 2020, os casos somaram 241.
A Operação Verão terá início em dezembro e se estenderá até o mês de março de 2023. Com isso, haverá um reforço na segurança das praias em Alagoas, conforme explica a assessora de Relações Públicas e Comunicação Social do CBMAL, major Viviane Suzuki. Ao todo, serão pelo menos mais 20 militares que integram as equipes de força-tarefa da corporação, o que contabiliza uma média de 100 bombeiros destinados a essa atuação.
Alguns pontos são considerados mais críticos pelos Bombeiros, como a Praia do Francês, no Litoral Sul, e Praia da Sereia, no Litoral Norte. “São locais onde há grande fluxo de banhistas e as ocorrências acabam sendo mais comuns”, disse a major.
Entre os casos que são registrados nas praias estão as crianças, que se perdem dos país, e os afogamentos de banhistas que adentram no mar sozinhos e/ou alcoolizados, ou banhistas que entram em mar desconhecido.
A corporação orienta com alguns cuidados importantes para aqueles que vão frequentar as praias neste período. “Se vai para um local desconhecido, você pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para saber informações específicas sobre o mar, ficar atento aos postos de Guarda Vidas mais próximo. É fundamental conhecer o mar em que pretende adentrar para evitar riscos e principalmente não entrar sozinho caso seja uma praia que não frequente ou mesmo após ingerir bebida alcoólica porque aí o perigo é mais evidente”, colocou a major.
Uma orientação da militar é para aqueles que estejam com crianças. “Se estiver na presença de crianças, procure o Posto de Guarda Vidas e pegue a pulseira de identificação para ser colocada na criança. Nela será escrito as informações dos pais ou responsáveis, que serão acionados em caso da criança ser achada por estranhos”, acrescentou.
Em caso de algum afogamento, o Corpo de Bombeiros atende através do 193. “Acione imediatamente ou procure as equipes que estarão trabalhando nas praias do estado. Mas é importante que todos se conscientizem dos perigos do mar e tenham cautela para poder aproveitar o dia em família ou amigos”, finalizou.