app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

Temporal provoca alagamentos e prejuízos em Palmeira dos Índios

Chuva danificou pontes, unidades de saúde e escolas; volume que caiu chegou a 102 milímetros

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 30/11/2022 - Matéria atualizada em 30/11/2022 às 09h52

A chuva que caiu no município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, na noite de segunda-feira (28), alagou ruas e danificou vários equipamentos, como pontes, unidades de saúde, escolas e creches. O volume que caiu em duas horas, conforme informações da Defesa Civil repassadas pelo prefeito Júlio César, é o equivalente ao esperado para todo o mês de dezembro: 102 milímetros. Na cidade, várias ruas ficaram alagadas e lojas tiveram que fechar as portas, devido ao grande volume de água. O prefeito disse que o município está em alerta, tendo em vista a previsão de novos temporais, e destacou que as equipes da Prefeitura estão nas ruas fazendo o levantamento dos danos e tentando recuperar o que for possível neste primeiro momento.

“Mais uma vez o município de Palmeira dos Índios foi atingido por um forte temporal na noite dessa segunda-feira (28), com raios, trovões, ventos fortes e muitas chuvas, que causaram prejuízos para a cidade, no Centro, em avenidas, galerias e córregos. Destruiu pontes, bueiros e pontilhões. Causou prejuízo em unidades de saúde, escolas e creches do município. Nós adotamos uma série de medidas e estamos com as equipes nas ruas levantando tudo e já recuperando as áreas possíveis”, pontuou Júlio César.

Segundo a Defesa Civil, em menos de duas horas, choveu 102 milímetros em Palmeira dos Índios. “Esse índice era o esperado para o mês de dezembro inteiro. Há previsão de chuva até quarta-feira. Por isso, Palmeira seguirá em alerta amarelo e de olho em áreas de encostas e também em morros no município”, completou o prefeito.

ALERTA DO INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, ontem (29), o aviso de chuvas intensas em Alagoas. Agora, todos os 102 municípios em alerta de perigo, que vale até as 10h desta quarta (30). Segundo informações do Inmet, o estado pode registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também há possibilidade de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. O instituto ainda alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Entre as cidades afetadas, pelo menos três integram também o alerta de perigo para acumulado de chuvas. A previsão aponta para chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco. As cidades que receberam o aviso são: Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado e Piranhas.

Mais matérias
desta edição