loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 04/10/2025 | Ano | Nº 6069
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

Agreste registra chuvas 734% acima da média histórica para novembro

Na região, segundo a Semarh, era esperado para o mês 25,2 milímetros, mas foram notificados até o momento 184,9 milímetros

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Dentre as regiões alagoanas, o Agreste registrou o maior volume de chuvas para o mês de novembro na comparação histórica, conforme indica a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Por lá, o esperado para o mês era de 25,2 milímetros, mas foram notificados 184,9 milímetros.

Isso significa dizer que choveu 734% acima da média histórica, considerado um índice bastante alto para o período e para a média.

As chuvas dos últimos dias têm causado uma série de transtornos e surpreendeu os moradores da região. Em Palmeira dos Índios e Arapiraca, o temporal recente alagou ruas, aumentou a vazão de rios e inundou casas.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas intensas para todo o Estado nas próximas horas.

Na Zona da Mata, por exemplo, choveu 185,8 milímetros quando a média histórica eram de 29,7 milímetros – representando 626% acima da média histórica.

No Litoral, choveu 591% além do que era esperado para novembro. Em Maceió, foi 479% acima. Já no Baixo São Francisco o registro foi de 405% a mais; no Sertão do Francisco, 253%; e, no Sertão, 278%.

ALERTA DO INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o aviso de perigo e manteve o alerta de chuvas intensas para os 102 municípios de Alagoas até esta quinta-feira (1º).

Há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. Também existe a possibilidade de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Dentre as 102 cidades, pelo menos três também integram o aviso de perigo para acumulado de chuvas. São elas: Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu. Neste caso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.

Relacionadas