app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Cidades

Fiocruz aponta aumento de casos de covid-19 em AL e mais 19 estados

Segundo o levantamento, maioria das pessoas infectadas pelo vírus são adultos acima dos 60 anos

Por Greyce Bernardino | Edição do dia 01/12/2022 - Matéria atualizada em 01/12/2022 às 04h00

A Fiocruz divulgou, na última terça-feira (29), o novo Boletim Infogripe, apontando novamente um aumento dos casos de Covid-19. Atualmente, 20 estados do País mostraram uma tendência de alta no número de casos da doença. Alagoas está na lista das localidades com crescimento da doença no Brasil. 

No último levantamento, eram 15 estados e, há duas semanas, apenas 12 estados estavam com alta nos registros da doença. O levantamento tem base nas últimas três semanas (tendência de curto prazo) e nas últimas seis semanas (tendência de longo prazo).

A maioria dos infectados são adultos acima dos 60 anos. Entre todos os diagnósticos de doenças respiratórias, o coronavírus corresponde a 71,3% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas – no último boletim da Fiocruz, da semana passada, essa porcentagem era de 61%. Há 15 dias, o levantamento indicava 47%.

A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 28 de novembro.

Os estados que registraram crescimento nos casos de Covid-19, de acordo com o boletim da Fiocruz são Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Já as capitais que registraram crescimento nos casos de Covid-19 são Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Testes positivos em alta em Alagoas

O número de casos confirmados de Covid-19 em Alagoas tiveram um salto de 9.000% em novembro, segundo balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os casos neste mês já superam a soma de notificações de setembro e outubro. 

De acordo com a Sesau, desde o começo do mês o quantitativo de notificações de Covid-19 só aumentou no Estado. No boletim do órgão, divulgado no dia 1º de novembro, foram registrados 3 casos de coronavírus. Nas semanas seguintes, subiram para 20, depois, 80, e na última sexta-feira, já eram 290, reafirmando o quadro de preocupação das autoridades epidemiológicas.

As companhias aéreas retomaram a obrigatoriedade do uso de máscaras durante os voos nessa sexta-feira em todo o Brasil. Empresas privadas de Alagoas também já se anteciparam e passaram a exigir a proteção dos colaboradores, seguindo recomendação da própria Sesau.

A Justiça Federal de Alagoas determinou a volta do uso obrigatório de máscaras nas dependências do órgão. A decisão passou a valer desde a última sexta-feira. Nos prédios do Estado também é recomendo o uso de máscaras. Outra determinação desta semana é quanto a entrada nos presídios, com a obrigatoriedade do uso de máscara para visitantes e advogados. As medidas têm como objetivo prevenir a transmissão da doença. 

Mais matérias
desta edição