app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

Sangue bom: campanha do Hemoal tenta sensibilizar doadores

Período de férias e festas preocupa e hemocentro busca doadores de sangue

Por ANNA CLÁUDIA ALMEIDA | Edição do dia 21/12/2022 - Matéria atualizada em 21/12/2022 às 06h29

Dezembro é mês de férias e com festas espalhadas por todo o estado. Esses são fatores que também contribuem para aumento de acidentes e casos de violência em eventos. Por este motivo, e demonstrando preocupação pelo período, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou a Campanha Torcedor Sangue Bom para tentar atrair voluntários na doação de sangue. A campanha irá sortear duas camisas oficiais do CSA e CRB, sendo uma de cada time. Para participar da promoção, que ocorre até às 14h do dia 23 deste mês, basta comparecer aos postos de coleta do Trapiche, Farol e Via Expressa e realizar a doação de sangue.

Renata Ferreira, assistente social do Hemoal, explica que o Hemoal vive um estoque crítico nas tipagens sanguíneas B Negativo, AB Negativo e o O Negativo. “Com o objetivo de manter nosso estoque adequado estamos realizando esta campanha. Neste período de férias e festas as pessoas terminam esquecendo a doação de sangue mas é um período que aumenta a demanda transfusional”, explicou.

A iniciativa visa estimular a doação de sangue entre os torcedores dos dois maiores times de futebol de Alagoas. E paralelamente, representa uma estratégia para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, possibilitando atender os hospitais e maternidades durante as festas de fim de ano. “Infelizmente as pessoas não costumam manter na rotina a doação e precisamos lembrar que qualquer pessoa pode precisar em algum momento. É importante que todos se conscientizem e possam dedicar um tempinho para fazer esse ato de amor ao próximo”, acrescentou a assistente social. Após praticar o gesto voluntário, o doador receberá um formulário, que deverá ser preenchido com o nome completo, número do telefone e escolher a opção CSA ou CRB. Em seguida, basta depositá-lo em uma urna e, às 16h30 do dia 23 deste mês, haverá o sorteio das duas camisas oficiais, cujo resultado será divulgado no site www.saude.al.gov.br e no instagram @hemoalagoas.

Unidades e Critérios

Para doar sangue no Hemoal Maceió, basta comparecer a uma das três unidades. A Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e a Unidade Via Expressa, localizada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Já a Unidade Farol, no Hospital Veredas, recebe doações às terças e quintas, das 7h às 17h. O voluntário que deseja doar sangue deve ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável legal, munido do respectivo documento oficial e original com foto. Todo doador deve estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara. Quem deseje repetir o procedimento deve respeitar um intervalo mínimo de dois meses para os homens e de três se for mulher. Quem contraiu hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas fica impedido de doar sangue, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O doador que tiver colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação só poderá doar após 12 meses.

Com relação ao candidato à doação que esteja infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, que devem ser contados após a recuperação. Entretanto, se ele apenas teve contato com uma pessoa infectada e não apresentou sintomas da Covid-19, basta aguardar sete dias.

No caso dos que foram vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo de dois dias se o imunizante usado foi o CoronaVac e de uma semana para as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Mais matérias
desta edição