app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5709
Cidades

Geladeira é retirada de sistema de drenagem em Maceió

Eletrodoméstico foi encontrado durante fiscalização da operação Línguas Sujas, da Prefeitura da capital

Por Hebert Borges | Edição do dia 28/12/2022 - Matéria atualizada em 28/12/2022 às 04h00

Uma geladeira descartada irregularmente foi encontrada dentro de uma tubulação de galeria de águas pluviais na Avenida Comendador Gustavo Paiva, localizada no bairro de Mangabeiras, em Maceió. O eletrodoméstico foi encontrado nesta terça-feira (27), durante fiscalização da operação Línguas Sujas, da Prefeitura de Maceió.

De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o equipamento foi encontrado em uma inspeção visual e estava obstruindo parcialmente a tubulação.

“Ao realizar o serviço de inspeção no sistema de drenagem da Mangabeiras, foi identificada uma obstrução parcial no sistema de drenagem causada por uma carcaça de geladeira. Esse equipamento foi descartado de forma irregular pela população e acabou adentrando no sistema de drenagem, dificultando o escoamento das águas e provocando possíveis alagamentos”, explica Gabriel Rodas.

A partir disso, as equipes de manutenção de drenagem iniciaram o serviço de limpeza e retirada do material. Para isso, eles utilizaram uma corda para puxar o equipamento em uma distância de 15 metros. “Com a retirada, o sistema de drenagem voltou a funcionar normalmente e pode trazer um escoamento melhor das águas pluviais”, complementa o coordenador de drenagem.

Segundo ele, a região é crítica no descarte irregular de lixo por moradores que residem nas proximidades. “Essa região é considerada um dos pontos onde existe mais lançamento de lixo de material descartável e restos de construção nas galerias”, afirma Gabriel Rodas.

Além da geladeira, foram retiradas da galeria pedras de grande porte, que também estavam obstruindo o equipamento de drenagem da água da chuva.

Para fazer o recolhimentos de móveis e eletros inservíveis, a Prefeitura de Maceió disponibiliza a Coleta de Volumosos, que é solicitada pelo cidadão através da Central de Monitoramento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) pelos números 0800 082 2600, 156 ou pelo WhatsApp 98802-4834. Após a geração do pedido, o prazo para o recolhimento, na porta do cidadão, é de até 7 dias úteis.

Mais matérias
desta edição