loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 05/05/2025 | Ano | Nº 5959
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Cidades

Cidades

Em Maceió, Corredor de ônibus BRT deve beneficiar 600 mil pessoas

Iniciativa prevê implantação de corredor de transporte coletivo com eixos para ligar bairros mais distantes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Maceió pode implantar neste primeiro semestre do ano o chamado BRT (Bus Rapid Transit), grande obra de mobilidade urbana, implantada de forma pioneira em Curitiba, que pode beneficiar mais de 600 mil pessoas que residem na capital, cerca de 65% da população residente de Maceió.

A iniciativa é da Prefeitura de Maceió, que prevê a implantação de um corredor de transporte coletivo tipo BRT, com eixos que devem ligar os bairros mais distantes na parte alta da capital e deve contemplar 14,5 km de extensão e 22 estações, separadas por uma distância média de 620 metros.

Para concentrar a demanda de passageiros no eixo troncal, o sistema contará com um conjunto de 44 linhas alimentadoras, que captará a demanda dos bairros mais afastados até o tronco.

O projeto detalha que o traçado do BRT começará no Terminal Eustáquio Gomes e terminará na região Central da cidade, na Praça Centenário. Em seguida, passando pelo Terminal Ufal, na região da Universidade Federal de Alagoas e pela Estação de Conexão ECO Tabuleiro do Martins, que terá porte intermediário, entre uma estação comum e um terminal de integração.

Segundo o projeto, até chegar à Estação Centenário (Farol), última estação do eixo troncal, a partir da qual o BRT Maceió passaria a trafegar nas ruas da região central, alcançando os bairros do Centro, Ponta Verde e Trapiche.

No trecho entre o Terminal Eustáquio Gomes e a Praça Centenário, o corredor deve ser implantado à esquerda da avenida, próximo ao canteiro central, aproveitando a largura da via e a presença de uma faixa exclusiva já existente para a circulação dos ônibus.

O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade, que utiliza corredores dedicados para a circulação do transporte coletivo; embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido e sistema de pré-pagamento de tarifa.

Relacionadas