app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5757
Cidades

FORNECIMENTO DE ÁGUA E ENERGIA É REFORÇADO PARA O CARNAVAL EM AL

Cidades consideradas as mais procuradas pelos foliões recebem atenção especial para atender demanda

Por MARIANNE RODRIGUES | Edição do dia 18/02/2023 - Matéria atualizada em 18/02/2023 às 14h31

O carnaval chegou e tanto a capital como cidades do interior recebem pessoas de várias localidades, aumentando a demanda de diversos serviços essenciais, como fornecimento de energia e água. As operadoras BRK e Equatorial, por exemplo, elaboraram um plano de ação especial para as festas de Momo, que começam neste sábado (18) e terminam na quarta-feira de Cinzas (22).

Cidades como Coruripe, Maceió, Barra de São Miguel, Paripueira, São Miguel dos Milagres e Maragogi, consideradas como as mais procuradas para passar o carnaval, receberão reforços nos atendimentos. Elas, assim como demais cidades por todo o interior do Estado, terão programação festiva após dois anos de paralisação em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A Equatorial afirmou que quase mil profissionais da empresas estão direcionados para atender as demandas ao longo do carnaval. A companhia disse ainda que realizou um trabalho preventivo nos dias que antecedem as festas, fazendo lavagens de rede, podas de árvores e revisão de transformadores e outros equipamentos.

Já a BRK, responsável pelo abastecimento de água nos 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió, disse que iniciou serviços preventivos desde janeiro deste ano, fazendo limpeza de reservatório, medicação de filtros nos poços, verificação de equipamentos eletromecânicos, dentre outros.

De acordo com a empresa, 200 profissionais também estarão de plantão no carnaval, ao longo do dia para atender às solicitações emergenciais. A BRK disse ainda que, tem gerador móvel disponível para os casos emergenciais e que mantém um canal de comunicação com a Equatorial para priorizar as ocorrências de desabastecimento por queda de energia.

Ainda dentro do plano emergencial para o carnaval, a concessionária de água disse que, se a paralisação do fornecimento demorar mais que 18 horas, a empresa conta com caminhões-pipa para o abastecimento de localidades como postos de saúde, escolas, asilos, centros de assistência social e outros, além de pessoas acamadas.

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

A Equatorial disponibiliza canais de atendimentos para que a população registre falta de energia, solicite código para pagamentos, consulte débitos, peça religação ou faça o cadastro na Tarifa Social Baixa Renda.

Todas essas solicitações podem ser efetuadas pelo site www.equatorialalagoas.com.br, pela Central de Atendimento no 0800 082 0196, ou via Whatsapp pelo número (82) 2126-9200, com assistente virtual Clara. Já as ocorrências de risco devem ser comunicadas exclusivamente pelo call center.

Em caso de acidentes com poste ou ao encontrar um fio de energia elétrica solto na rua, a empresa orienta que não se aproxime, faça o isolamento da área, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 e acione imediatamente a Equatorial pelo 08000820196 comunicando a situação de risco a empresa.

Já a BRK divulga que o serviço da empresa por ser solicitado pelos usuários por meio do número 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia, e pelo. WhatsApp: (11) 99988 – 0001 (de segunda a sexta, das 8h às 17h).

EMPRESAS DE TELEFONIAS MÓVEIS

As empresas de telefonia móvel - fornecedoras também de internet - não apresentam reforços nos serviços para atender as demandas nos polos onde se concentram maior número de pessoas durante o carnaval em Alagoas.

A Claro informou que oferece, durante o carnaval, a mesma estrutura fornecida em todos os eventos do ano, não informando qual estrutura seria essa.

A Vivo disse que está reforçando a rede durante o carnaval e planejando atendimento diferenciado com equipes técnicas extras de plantão “para possíveis intervenções necessárias durante os dias de folia”. Ela não informou qual o reforço e quantas equipes extras.

Já a Tim informou que não terá reforço específico para o Carnaval. Lembrou que a companhia realizou recentemente novas ativações e ampliações em Alagoas nas redes 5G e 4G, além da chegada do espectro da Oi.

Mais matérias
desta edição