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Nº 5587
Cidades

Nº DE TROTES NO SAMU É QUASE 8 VEZES MAIOR QUE OS ATENDIMENTOS

No carnaval, foram 116 atendimentos a vítimas de trânsito e afogamento; trotes chegaram a 841 registros

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 23/02/2023 - Matéria atualizada em 23/02/2023 às 09h34

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgou, nesta quarta-feira (22), o balanço geral das ocorrências registradas no período de sábado (18) a terça-feira (21), durante a Operação Carnaval. Além dos inúmeros atendimentos, o que chama a atenção é o alto índice de trotes recebidos durante os dias de folia, um total de 841 casos. O número de chamados falsos é quase oito vezes maior que as ocorrências verdadeiras atendidas pelo Samu durante o Carnaval. Conforme o balanço, foram 111 atendimentos em acidentes de trânsito e cinco casos de afogamento. O serviço aeromédico foi deslocado para seis situações e a motolância, para 20 chamados. A maioria dos acidentes de trânsito que contou com os atendimentos do Samu foi registrada no primeiro dia de folia, um total de 43, sendo 20 em Maceió e 23 em Arapiraca. O dia mais tranquilo, nesse quesito, foi a terça-feira, com 17 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito - sendo 8 em Maceió e 9 em Arapiraca. Em relação aos trotes, a segunda-feira (20) foi o dia mais crítico, com 220 chamados falsos recebidos pelas equipes do Samu. O dia que menos registrou trotes foi a terça-feira, com 134 situações. De acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, passar trote para serviços de emergência é crime e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Ele também pode ser condenado ao pagamento de multa. Mesmo com equipe especializada para detectar chamadas mentirosas, a ação resulta em perdas no atendimento. O órgão explica que, antes de ser liberada a viatura, um Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) faz o preenchimento de uma ficha solicitando dados do cidadão, endereço da ocorrência e já executa algumas técnicas para identificar a veracidade dos fatos. Ao fazer esse preenchimento de informações, alguém que de fato precise de atendimento pode estar esperando a linha desocupar e esse tempo resposta faz muita diferença.

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