loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

CICLOVIA DA FERNANDES LIMA LEVA MOBILIDADE AOS MACEIOENSES

Obra, que será concluída em março, traduz segurança e conforto a quem usa bicicleta como transporte

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Se antes Adeilson Francisco da Silva, de 35 anos, levava uma hora para se deslocar de ônibus da sua casa, no bairro da Santa Lúcia, para o bairro do Farol, onde trabalha como estoquista de uma loja, agora, utilizando uma bicicleta para se locomover, esse tempo foi reduzido pela metade. É que a construção da nova ciclovia na Avenida Fernandes Lima, pela Prefeitura de Maceió, o estimulou a buscar esse meio de transporte. A ciclovia da Fernandes Lima está praticamente pronta. Ela tem 88% dos serviços concluídos e levará segurança a cerca de 300 mil maceioenses que usam a bicicleta para ir de um lugar a outro, seja como esporte, seja para trabalhar, ou fazer outras atividades do cotidiano. Ao término dos serviços – previsto para o final de março - serão 5 km de área exclusiva para ciclistas, com sinalização vertical e horizontal, equipamentos de proteção, em um modelo paisagísticos que contempla as árvores mantidas no canteiro central da Fernandes Lima. “Passo todo o dia aqui para ir trabalhar. Está muito bom e quando acabar é que vai ficar bom mesmo”, afirma Adeilson. Apesar de ainda não está completamente pronta, a ciclovia já está sendo utilizada pelos ciclistas.

“Geralmente gasto 25 a 30 minutos para ir trabalhar”, conta o estoquista. “Quando eu vinha de ônibus gastava 50 minutos a uma hora, fora que é bom para a saúde. Antes da ciclovia eu me deslocava de ônibus porque era perigoso o percurso todo pela pista e agora facilita muito para você se deslocar. Junta o útil ao agradável, facilitou a mobilidade e ainda ajuda na saúde com a atividade física”, afirma Adeilson, ressaltando que a construção desse equipamento público o estimulou a comprar uma bicicleta.

A primeira etapa da ciclovia, que é a da Fernandes Lima, abrange uma área que vai da Praça Centenário – no bairro do Farol -, até a entrada do bairro do Canaã. Ela está orçada em R$ 2 milhões e 450 mil. Mas a Prefeitura de Maceió já tem projetos para sair do papel, onde haverá pistas de ciclismo no canteiro da Avenida Durval de Góes Monteiro até a Polícia Rodoviária Federal. “A ciclovia da Fernandes Lima foi pensada para levar conforto e segurança aos ciclistas na via mais movimentada da capital e que faz um elo entre parte alta até o Centro – onde há deslocamento de muitos trabalhadores”, afirma o secretário de Infraestrutura, Lívio Lima. “O projeto foi arquitetado para aproveitar o máximo do canteiro central. Mantivemos as árvores, colocamos guarda-corpos em mais de 60 pontos para proteger os ciclistas nos pontos onde há mais proximidade com a pista, utilizamos decks de madeiras em quase 20 localidade para proteger as raízes das árvores, instalamos todas as placas de sinalização e já concluímos toda a concretagem do piso”, informa o gestor da pasta. O auxiliar de pedreiro, Mizael Figueiredo, mora no bairro do Pinheiro e precisa todos os dias se deslocar para o Jaraguá, onde trabalha. Parte do percurso ele faz pela ciclovia. “Sempre procurei um meio de não me envolver muito com o trânsito. Porque a imprudência de muitos condutores faz você ter medo de acidentes. E a falta de respeito com o ciclista é muito grande. A ciclovia feita foi bom demais. Facilitou para o deslocamento com segurança, mais agilidade, sem precisar ficar cortando carros, ônibus”, afirma.

Relacionadas