loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

NEWSWEEK CLASSIFICA SANTA CASA COMO UM DOS MELHORES HOSPITAIS DO MUNDO

Ranking da revista americana é feito a partir de levantamento da empresa de dados Statista

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Santa Casa é o único hospital de Alagoas que aparece na lista da revista Newsweek


Fachada da Santa Casa de Maceió. Alagoas - Brasil.

Foto:@Ailton Cruz
Santa Casa é o único hospital de Alagoas que aparece na lista da revista Newsweek Fachada da Santa Casa de Maceió. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió figura na lista dos melhores hospitais do mundo, divulgada recentemente pela prestigiada revista americana Newsweek a partir de um levantamento da empresa de dados global Statista. Com 171 anos de história, o hospital é o único de Alagoas que aparece na relação, sendo, portanto, um dos mais bem avaliados do Nordeste e do Brasil. Na classificação do País, a Santa Casa está na 46ª posição entre os melhores, ficando a frente de grandes unidades de saúde que são referência há anos. Ela enfrentou tempos difíceis, como a pandemia de Covid-19, quadros de instabilidade econômica, como a inflação em alta e a incerteza financeira global.

O hospital tem se mantido firme na liderança de preferência dos alagoanos mesmo lidando com desafios cada vez maiores, como os custos crescentes, populações envelhecidas e uma força de trabalho médica exausta pela luta contra o coronavírus, repetindo o cenário enfrentado pelo sistema de saúde mundial.

“É bom ver que apesar dos desafios que ainda nos acompanham, conseguimos alavancar nosso trabalho e alcançar resultados que seguem beneficiando a população alagoana”, disse o diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto.

Os dez melhores do Brasil estão localizado em São Paulo e em Porto Alegre (RS). No topo, aparecem o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês, ambos na capital paulista. No Nordeste, além da Santa Casa de Maceió, os mais bem colocados são o Hospital Esperança Olinda (PE), Hospital Aliança (BA), Hospital Unimed Fortaleza (CE), Hospital Jorge Valente (BA), Hospital Santa Izabel e Hospital Unimed Recife III (PE).

A revista Newsweek é uma revista de notícias semanal estadunidense, publicada na cidade de Nova Iorque e distribuída internacionalmente. Na atualidade, é a segunda maior revista semanal do país, superada apenas pela revista TIME em circulação e ganhos com publicidade. Esta é a quinta lista anual dos Melhores Hospitais do Mundo 2023 (World’s Best Hospitals 2023). Este ano, foram classificados de 2.300 hospitais em 28 países: EUA, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Brasil, Canadá, Índia, Austrália, México, Holanda, Áustria, Tailândia, Suíça , Suécia, Bélgica, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Israel, Singapura, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Colômbia e Taiwan.

Os países foram selecionados com base em múltiplos fatores de comparabilidade, como padrão de vida/expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados. Pela primeira vez, foi divulgada uma lista com todos os 250 melhores hospitais globais. Além disso, há relação dos melhores hospitais por país e cada lista também inclui uma com os principais hospitais especializados.

Para esta classificação, são considerados vários fatores, não apenas atendimento de primeira classe, pesquisa de primeira classe e inovação de primeira classe. As melhores instituições também compartilham outra qualidade: consistência. Os melhores hospitais do mundo atraem consistentemente as melhores pessoas e fornecem os melhores resultados para os pacientes, bem como as novas terapias e pesquisas mais importantes. De todos os hospitais do mundo, relativamente poucos podem fazer tudo isso ano após ano. Os melhores pertencem a um clube muito exclusivo.

Em 2023, foi adicionado um novo pilar importante ao modelo de pontuação: pela primeira vez, os hospitais foram pesquisados ??sobre o status de implementação de PROMs. Os PROMs são definidos como questionários padronizados e validados preenchidos por pacientes para medir sua percepção de seu bem-estar funcional e qualidade de vida.

O World’s Best Hospitals 2023 também inclui novas métricas de qualidade hospitalar, principalmente dados do Programa Nacional de Indicadores de Qualidade de Israel (INPQ) para Israel e do Programa de Qualidade Clínica Dinamarquesa para a Dinamarca. E adicionamos novos credenciamentos para Tailândia e Taiwan ao modelo de pontuação (para obter mais detalhes sobre os critérios de classificação, consulte Metodologia).

Mais de 80 mil especialistas médicos (médicos, gerentes de hospitais, profissionais de saúde) em 28 países foram convidados a participar da pesquisa online. Os participantes foram convidados a recomendar hospitais em seu próprio país, bem como em outros países. As pontuações foram calculadas para cada hospital em cada uma das quatro categorias e ponderadas: Recomendação de pares (49% nacional, 5% internacional): experiência do paciente (14,5%), métricas de qualidade hospitalar (29%), implementação de PROMs (2,5%). Cada hospital em cada país é classificado por uma pontuação. Os EUA tiveram o maior número de hospitais premiados com 420, enquanto Israel e Cingapura foram representados com 10 hospitais cada. No total, mais de 2.300 hospitais foram classificados para esta quinta edição do ranking.

Relacionadas