app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Cidades

AÇÕES PREVENTIVAS VÃO MINIMIZAR IMPACTOS DAS CHUVAS EM MACEIÓ

Prefeitura atua na recuperação e limpezas de galerias, novos sistemas de drenagem, pavimentação de vias e nas contenções de encostas

Por Da Redação | Edição do dia 15/04/2023 - Matéria atualizada em 15/04/2023 às 04h00

Os trabalhos de prevenção realizados pela Prefeitura de Maceió visando a proteção da população, sobretudo das famílias que residem em locais vulneráveis e considerados de risco na capital, continuam sendo executados. São ações que envolvem um trabalho integrado e são considerados relevantes nos bairros. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), continuam ocorrendo  O objetivo é sanar ou minimizar os impactos causados pelas chuvas na cidade. 

Desde 2021, a Prefeitura de Maceió concluiu obras de contenção em três encostas, sendo uma na Grota Bom Jesus, no Benedito Bentes; uma na Grota do Rafael, em três trechos entre o Jacintinho e Mangabeiras; e uma na Grota do Aterro, localizada no Barro Duro. 

Em março de 2023, a Seminfra assinou ordem de serviço para mais duas encostas: uma na Travessa Campo Alegre e outra na Grota da Alegria, que ficam no Vale do Reginaldo e Benedito Bentes, respectivamente.

Três encostas na capital alagoana estão recebendo, simultaneamente, serviços de contenção definitivas. Elas estão localizadas em dois lotes na Chã do Bebedouro e em mais um ponto, no conjunto Morada dos Palmares. As localidades recebem tecnologias de geomantas e solo grampeados, além de dispor de estrutura de drenagem para a passagem adequada da água da chuva pelo talude. 

A realidade começa mudar para algumas pessoas. É o caso de Vitória Régia, de 25 anos, que precisou sair da própria casa para ir morar de aluguel no período das chuvas no ano passado. Elisangela Lucena e Tanellândia Oliveira perderam os móveis e noites de sono no período chuvoso. 

Estas pessoas acompanham na Travessa Pajuçara, no Village Campestre, os avanços dos serviços de implantação de drenagem que já começaram a resolver o problema crônico de alagamentos que 22 famílias sofrem no período de chuva há mais de 20 anos. A Seminfra está implantando tubulação de 600 mm na Rua José Hailton dos Santos, que liga à travessa, para melhorar o escoamento de água. 

Conforme explica o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, a água da chuva que passar pela Travessa Pajuçara irá escorrer na nova tubulação da Rua José Hailton, onde serão instaladas ainda três bocas de lobo. 

Nas chuvas de 2022, Vitória Régia se recorda do sofrimento que a fez se mudar de casa para ir viver de aluguel. “Precisei tirar água com pontos do parto. Minha mãe idosa. Perdi móveis. Me apertei e paguei aluguel. Agora está todo mundo feliz com os serviços”, relata, que agora se diz esperançosa e feliz que as obras de drenagem chegaram a sua rua. 

A Rua Caetés, localizada no bairro da Serraria, também recebeu a implantação 333 metros de galeria de águas pluviais. Além disso, por lá foram construídos 11 bocas de lobo e mais cinco poços de visita. 

Quem comemorou a prestação dos serviços na localidade foi Wagner de Souza Silva, 39 anos. Segundo ele, ter um sistema de drenagem na via era uma demanda dos moradores há mais de 40 anos. 

“Foram feitas várias caixas coletores com a nova tubulação e assim estamos felizes que a prefeitura de Maceió vem buscando acabar com o sofrimento da população que mora em regiões onde não tinham o serviço de drenagem, com isso acabando com os riscos de enchentes, desabamentos e todo sofrimento da população”, diz o morador da Rua Caeté. 

SISTEMA DE DRENAGEM 

Nos últimos meses, a Prefeitura de Maceió está levando implantação de drenagem ainda nas ruas da Santa Lúcia e Barro Duro. Na Vila Emater, a obra foi finalizada no final de 2022.

“Estamos trabalhando diuturnamente com caminhões de sucção nas galerias e tubulações; nas contenção de encostas com tecnologia de engenharia definitiva para promover estabilização dos taludes e garantir a segurança dos moradores da região; na pavimentação de algumas ruas que demandavam prioridade em virtude da não trafegabilidade em período chuvoso; na fiscalização das redes de drenagem para identificação e reparos de danos provocados por ligações clandestinas; na operação tapa buraco nos pontos de maiores demandas para impedir o agravamento das erosões no período chuvoso; e até mesmo nas obras de contenção da orla que impedem não só a ação dos impactos das ondas marítimas como a ação das águas pluviais nos pontos críticos passíveis de erosões”, explicita o secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima. 

LIMPEZA DE GALERIAS

Diariamente, cerca de 70 profissionais se espalham pelas ruas da capital para realizar manutenção no sistema de drenagem que inclui limpeza, desobstrução e recuperação de galerias.  

A Seminfra hoje atua utilizando oito caminhões de hidrojato e caminhão-pipa para efetuar a limpeza nas tubulações e retiradas de entulhos. 

De janeiro a dezembro de 2022, a Seminfra retirou 1. 231.000 quilos de entulhos que estavam dentro das galerias, impedindo o fluxo de água da chuva, causando alagamentos nas ruas. ƍ

Entre janeiro e fevereiro de 2023, a Seminfra recolheu 705 toneladas de resíduos das galerias de águas pluviais em quase todos os bairros da capital. A Prefeitura de Maceió também realizou mutirão de limpeza na Avenida Fernandes Lima, entre janeiro e março, onde foram retiradas neste período 292 toneladas na região. Na Amélia Rosa, a força-tarefa ocorre desde fevereiro, mas já foram recolhidas 260 toneladas de lixo. Por lá, a limpeza já foi feita em mais de 1 km de galerias.

Mais matérias
desta edição