MACEIÓ JÁ RECEBEU 32% DO VOLUME DE CHUVA ESPERADO PARA JUNHO
Chuvas voltaram a causar estragos na capital; Defesa Civil atendeu 38 ocorrências, sendo deslizamentos e alagamentos as principais delas
Por Mariane Rodrigues | Edição do dia 08/06/2023 - Matéria atualizada em 08/06/2023 às 04h06
Na primeira semana de junho, a capital alagoana já recebeu 32% do volume de chuva esperado para o mês inteiro, segundo a Defesa Civil de Maceió. As chuvas ininterruptas provocaram nessa quarta-feira (7) alagamentos em ruas da cidade e causaram uma enxurrada de lama.
De acordo com a Defesa Civil de Maceió, espera-se para o mês de junho um volume de chuva de 322 mm na capital. Mas nos sete primeiro dias, a capital já recebeu um total de 105 mm.
Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil de Maceió, Geraldo Vasconcelos, as chuvas que caíram nos últimas dias foram intermitentes, consideradas menos danosas, do que aquelas que caem em grande concentração num único dia. "Mas isso nos preocupa porque essas chuvas intermitentes, apesar de serem menos desastrosas que as chuvas concentradas, também têm a sua problemática de saturar o solo", expõe Vasconcelos.
ESTRAGOS
A chuva que atingiu Maceió voltou a assustar, causou estragos em vias e alguns imóveis. Ninguém saiu ferido, mas as imagens divulgadas por moradores da Grota do Rafael, no Jacintinho, impressionaram pela força e a quantidade de água que desceu morro abaixo arrastando barro e entulho. Pela manhã ficou difícil para quem mora na região se deslocar e foi comum encontrar carros atolados em meio a sujeira.
Nas últimas 24h, o volume de chuva foi de 85 mm o que acabou provocando muitos chamados em diferentes pontos da capital. Foram 38 ocorrências registradas no plantão que se iniciou na última terça-feira. Os bairros que mais fizeram chamados foram Benedito Bentes, Cruz das Almas e Jacintinho.
Nos casos considerados mais delicados quatro famílias precisaram ser retiradas de suas casas por conta do deslizamento de terra em função do solo encharcado.
Todos os atingidos foram assistidos pela diretoria social do órgão conforme orientação padrão e levadas para a casa de familiares. Ao todo, 16 pessoas ficaram desalojadas.
Por conta do risco de novas ocorrências os técnicos da Defesa Civil continuam de prontidão já o risco de chuva intercalada em pontos isolados da capital segue como sendo uma possibilidade.
Em caso de riscos ou a percepção de danos as estruturas os contados devem ser feitos pelo 188 ou 156. Um outro serviço é o de envio de mensagens diretas. Para isso basta mandar o CEP por mensagem de texto para 40199.
METEOROLOGIA
A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh) acompanhou a evolução do aumento do volume de chuvas e confirmou sua intensidade em alguns bairros da capital. O meteorologista Henrique Mendonça confirmou que há previsão de mais chuva, porém com menos intensidade, para esta quinta-feira conforme os dados apurados.
"Há sim a previsão de chuvas mas com menos intensidade e serão intercaladas com períodos secos, principalmente, para as regiões ambientais da metade leste do Estado", explicou Mendonça.
A previsão é que Alagoas tenha chuvas isoladas e tempo seco ao longo desta quinta-feira (8) no Litoral, Zona da Mata, Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. A mínima é de 21 graus e a máxima é de 29.
Já em Maceió, a previsão é que chova a qualquer horário do dia, com mínima de 23 graus e máxima de 27 graus.