app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

DIA DOS NAMORADOS: CASAIS FALAM COMO MANTER RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

Confira a história de três jovens casais de Alagoas que têm se aventurado para construir relações sólidas

Por greyce bernardino | Edição do dia 10/06/2023 - Matéria atualizada em 10/06/2023 às 04h00

Dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados e a Gazeta de Alagoas conta a história de três jovens casais alagoanos que vêm se aventurando para manter os relacionamentos saudáveis. Relações com hábitos diferentes ou tendo que lidar com a distância e, até mesmo, com mudança para outro Estado, podem ser delicadas, mas não para esses casais, que acreditam que confiar e, principalmente, dialogar podem ser os ingredientes certos para o namoro seguir adiante. Exemplo disso é o relacionamento da estudante e fotógrafa Marcela dos Anjos, 21, com o também estudante Rony Soares, 23. Os dois se conheceram na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, um mês depois do primeiro contato, começaram a namorar. Marcela, no entanto, precisa lidar com a distância, já que o namorado mora em outra cidade. Mas isso não é um problema para o casal. Afinal, os dois estão juntos há pouco mais de três anos. “No início nos víamos mais na faculdade, então era mais tranquilo. Mas com cerca de quatro meses de namoro, veio a pandemia, que nos afastou fisicamente por cinco meses. Depois disso, passamos a adaptar nossas rotinas para incluir as viagens entre Maceió e União dos Palmares. Nunca chegou a ser uma questão para a gente, apenas algo que precisamos contornar”. Rony e Marcela se aventuram viajando com frequência para se encontrarem. Ela também compartilhou como faz para manter o relacionamento saudável. “Como ambos têm rotinas intensas, se dividindo entre estudos, trabalho e outras atividades, separar os dias em que estamos juntos com antecedência faz com que eles sirvam como pausas entre todas as outras coisas. Além de que conseguimos planejar bem o que gostaríamos de fazer juntos com tranquilidade”. Rony é um grande incentivador na vida profissional de Marcela, que vibra com o apoio. Ela conta que isso também ajuda na relação com o namorado. “Ele me incentiva desde o começo e é sem dúvida a pessoa que acompanha mais de perto a minha trajetória. No início, até meu assistente ele já foi, seja para me acompanhar em lugares novos para mim ou para dar suporte segurando equipamentos. Sem dúvida o apoio dele faz toda a diferença, porque ele faz questão de me lembrar o quanto já cresci e de tudo o que conquistei. Além de sempre estar disposto a me ouvir quando os perrengues acontecem. Isso só reafirma o quanto somos parceiros em tudo”.

MUDANÇA PARA OUTRO ESTADO FORTALECEU RELAÇÃO

O jornalista Victor Lima, 26, e o estudante Adilson Monteiro, 25, começaram a namorar em 2021 e, recentemente, os dois tiveram que se mudar para outro Estado. Isso porque Adilson foi fazer uma especialização em São Paulo e, pensando no relacionamento, Victor aceitou embarcar junto ao amado. Para Victor, a oportunidade também foi bem vinda para a sua vida. “Nós sempre tivemos um diálogo muito claro e honesto sobre nossas expectativas para relação e perspectivas de vida. Então, desde o começo do namoro ele falou dessa possibilidade de sair de Alagoas. Foi uma surpresa, mas também foi uma coisa muito bem vinda para mim. Eu sempre tive vontade de mudar de Estado, mas sozinho sabia que não teria como. Dizem que o “sim” é sempre claro, não gera muita dúvida, e foi isso que aconteceu comigo em relação a essa mudança”, falou. “A nossa rotina mudou porque começamos a ficar o tempo inteiro juntos. A gente fala que já somos noivos porque aqui a nossa família somos ele e eu. Estar distante fisicamente dos nossos pais, irmãos, e de muitos amigos é difícil. Ele ainda tem uma amiga da época da faculdade aqui que trabalha com ele. Eu estou construindo amizades. Num novo lugar, com uma outra cultura, outra realidade, isso é delicado no começo, assim como surgem outros estresses pela nova configuração de vida, mas ter um relacionamento bem construído e saudável, sempre com muito diálogo e abertura das duas partes para resolver as questões, faz muita diferença e simplifica muita coisa”, acrescentou. Ele também pontuou os pontos positivos de seu relacionamento: “Para um relacionamento dar certo, independente da natureza, mas principalmente num relacionamento amoroso, é fundamental que se tenha muito respeito, confiança, honestidade e reciprocidade”.

ESPORTE DESPERTOU AMOR ENTRE CASAL

Estudante e empreendedora, Yasmin Moraes, 22 anos, se aproximou do namorado, o estudante Lucas Bernardo, 21 anos, nas aulas de Muay Thai. Antes, os dois já haviam estudado juntos, mas, foi no esporte, que o amor surgiu. Eles estão juntos há oito meses. Lucas também tem como hobby viajar de moto, hábito diferente do de Yasmin, porém, a jovem diz que passou a gostar de acompanhar o namorado, o que vem fortalecendo o namoro, mantendo, assim, uma relação saudável entre os dois. “É incrível a forma que nos conectamos com as coisas que fazemos juntos. O Muay Thai nos uniu e andar de moto fez a gente se aproximar cada vez mais, o que é engraçado, pois eu não andava de moto antes e morria de medo no início. Hoje, entretanto, acompanho ele em todas as loucuras”, brincou. Com conhecimento no empreendedorismo, Yasmim passou a incentivar o namorado a fazer o mesmo, fazendo com que os dois passassem a ter novas experiências juntos. “Ele sempre me incentiva e motiva no meu empreendimento. Assim como eu inspirei ele a empreender e abrir uma loja de materiais de luta. Sempre ajudamos um ao outro, compartilhando conhecimentos”. “O que também nos fortalece é a importância que damos um ao outro, procurando sempre o bem-estar do parceiro, tendo uma amizade profunda em nossos laços, priorizando sempre a melhor forma de tratar, estar, falar e amar, sabendo dar voz um ao outro. Sem dúvidas, é incrível explorar cada pedaço do mundo com sua pessoa favorita”, finalizou.

Mais matérias
desta edição