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Nº 5751
Cidades

Educa��o estuda conv�nio com Unesco para pesquisa em escolas

Diretores e coordenadores pedagógicos de escolas de todo o Estado participaram ontem, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, do II Encontro para Socialização e Discussão dos Resultados da Avaliação do Sistema Educacional de Alagoas. Um dos

Por | Edição do dia 27/04/2002 - Matéria atualizada em 27/04/2002 às 00h00

Diretores e coordenadores pedagógicos de escolas de todo o Estado participaram ontem, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, do II Encontro para Socialização e Discussão dos Resultados da Avaliação do Sistema Educacional de Alagoas. Um dos objetivos do encontro foi apresentar o resultado de uma pesquisa de avaliação, realizada em dezembro do ano passado, em 86 escolas da Capital e da Coordenadoria Regional de Ensino do Litoral Norte. A gerente do Projeto Avaliação e Estudos Educacionais, Fátima Lima, explicou que a pesquisa não pode ser desenvolvida em todas as escolas do Estado, devido algumas carências técnicas. Mas a Secretaria de Estado da Educação está negociando um convênio de cooperação técnica com a Unesco para operacionalizar a pesquisa em todas as escolas da rede estadual. Foi esse convênio que motivou a vinda do representante da Unesco, Jacobo Weiselfis, para participar do encontro. A avaliação de sistema educacional tem sido adotada por diversos Estados preocupados em melhorar a qualidade da educação. A avaliação, como instrumento de política pública, a partir de um diagnóstico quantitativo e qualitativo, visa detectar os verdadeiros problemas que, direta ou indiretamente, contribuem para o fracasso escolar e de forma imediata, retornando à escola para as tomadas de decisões. “Com isso pretendemos criar mecanismos para subsidiar as políticas públicas de educação”, explica Fátima. Entre os objetivos da avaliação de sistema educacional está o desenvolvimento de uma sistemática de avaliação permanente e contínua, visando, fundamentalmente, subsidiar a implantação de políticas públicas educacionais voltadas para melhoria da Educação Básica.

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