loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Censo

IBGE DEVE CONFIRMAR CRESCIMENTO DA AUTODECLARAÇÃO INDÍGENA EM AL

Instituto divulgará, primeiros resultados do Censo Demográfico sobre população indígena na segunda

Ouvir
Compartilhar
Funai forneceu os contatos das lideranças das Terras Indígenas aos pesquisadores do IBGE
Funai forneceu os contatos das lideranças das Terras Indígenas aos pesquisadores do IBGE -

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará, nesta segunda-feira (7), os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 sobre a população indígena nos estados brasileiros. Em Alagoas, os dados oficiais devem confirmar a tendência de crescimento da autodeclaração indígena, situação percebida ainda no período de coleta.

Segundo informações da Superintendência Estadual do IBGE em Alagoas, para conseguir acesso a essa população, a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) forneceu os contatos das lideranças das Terras Indígenas (TIs).

Após o contato, foi realizada a “Reunião de Abordagem” com as lideranças nas TIs para explicar o trabalho do Censo, obter a autorização para a realização da pesquisa e coletar informações acerca do território e da comunidade. Após a Reunião, os recenseadores começaram a coleta nos domicílios.

Para contabilizar a população indígena, o IBGE considerou principalmente dois critérios: a resposta no quesito “cor e raça” e a aplicação espacialmente controlada da pergunta “você se considera indígena?”, que foi feita nas terras indígenas oficialmente delimitadas, agrupamentos e demais localidades com efetiva ou potencial ocupação.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

E sobre quais foram os principais desafios durante a coleta de dados, o IBGE destacou que “Alagoas foi um dos estados em que a coleta nas Terras Indígenas ocorreu sem grandes desafios, uma vez que todos os povos indígenas falam o português (não sendo necessária, portanto, a contratação de intérpretes) e o acesso e deslocamento nas TIs não era complicado (não sendo necessárias a contratação de guias nem a pernoite de recenseadores nos territórios)”, informou a superintendência do IBGE.

“Uma importante inovação do Censo 2022 se deu na ampliação das áreas recenseadas. O Censo de 2010, por exemplo, levava em conta como território apenas as terras indígenas oficialmente demarcadas pela FUNAI. Para o Censo de 2022, o conceito de território indígena foi ampliado e passou a incluir não apenas as terras indígenas, mas também os agrupamentos (conjunto de 15 ou mais indígenas, em moradias contíguas, unidos por vínculos familiares ou comunitários) e demais localidades com ocupação efetiva ou potencial”, explica a superintendência do IBGE em Alagoas.

Além da expansão do território indígena recenseado, o IBGE também trouxe dois critérios de afirmação étnica: a autodeclaração por cor ou raça e, nos territórios, a aplicação adicional da pergunta “você se considera indígena?”, com fins de diminuir a subenumeração apontada pelos especialistas e lideranças a partir do Censo 2010.

Em novembro de 2022, um balanço parcial do censo demográfico já apontava que o número de pessoas que se autodeclaram indígenas em Alagoas tinha subido de 16,2 mil em 2010 para 23,4 mil em 2022, um aumento de 44,1%.

CUIDADOS COM A COVID

Embora a pandemia de Covid começasse a abrandar no início da coleta feita pelos recenseadores, em agosto de 2022, todas as medidas de segurança foram tomadas antes do ingresso nas Terras Indígenas. Além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel, todos os recenseadores que estavam sem o ciclo vacinal completo contra a doença foram vacinados nas dependências locais da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), que forneceu apoio ao IBGE.

Relacionadas