loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

ENEM: A 4 MESES PARA A PROVA, CANDIDATOS INTENSIFICAM ESTUDOS

Com a aproximação do exame, estudantes traçam estratégias de estudos e priorizam assuntos; professores dão dicas para a reta final

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Faltam quatro meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A avaliação, que é a principal porta de entrada em universidades públicas e acesso a programas estudantis, está prevista para os dias 5 e 12 de novembro.

Com a aproximação do exame, os candidatos traçam estratégias de estudos e priorizam assuntos nesse período que antecede a prova. Como é o caso do estudante Túlio Ramos Godoi, de 19 anos, que terminou o Ensino Médio numa escola pública durante a pandemia e se prepara para a primeira tentativa de ingressar na graduação de Enfermagem.

“Estou um pouco nervoso com a aproximação do exame, mas, tento me manter positivo. Estudo presencialmente em um curso preparatório e, em casa, também acompanho aulas online. Estou focando muito na redação e na matemática, que é uma matéria que me identifico muito e tenho chances de me dar bem”, disse.

A rotina de Túlio mudou com a aproximação do Enem. “Antes, estudava pela tarde no cursinho e, pela noite, tentava fazer algo para relaxar. Com a aproximação do exame, estou mais focado. Vou ao curso e, quando chego em casa, começo uma revisão. Tenho um cronograma bastante organizado com as matérias e assuntos que preciso focar. Sem falar que treino redação duas ou três vezes por semana”, continuou.

Maria Vitória, de 19 anos, sonha em cursar Radiologia em uma universidade pública. Ela realizou o Enem ano passado, mas não obteve a nota necessária. Mesmo assim, não desistiu e fez a inscrição para o exame deste ano. Agora, vem conciliando os estudos com um curso técnico onde já vem obtendo conhecimento na área em que quer se formar.

“A rotina é puxada, mas está funcionando. Comecei um curso técnico, mas almejo mesmo o ensino superior. Vou tentar o Enem mais uma vez. Ano passado fiquei frustrada com a prova, tive muitas dúvidas e vi que deixei passar muitos assuntos. Agora, estou mais focada. Já sei onde errei na prova passada e vou ter a oportunidade de melhorar este ano. Venho intensificando os estudos nesta reta final, com um curso que adquiri online”, colocou a estudante.

Para tranquilizar os candidatos que enfrentarão os dois dias de provas, professores dão dicas para a revisão final e de como ir bem na hora da avaliação que é uma verdadeira maratona do saber.

Para facilitar a memorização dos assuntos, o professor de matemática Thalles Souza aconselhou a revisão com mapas mentais – diagrama do conteúdo que facilita associações entre informações destacadas por meio de símbolos, cores, setas e frases de efeito. “Recomendamos fazer um cronograma de estudo e, conforme você for estudando, crie um mapa mental de todo o conteúdo que estudou, pois vai fazer as revisões em cima dos mapas mentais”, disse.

Outra estratégia é revisar as questões das provas e os gabaritos de edições anteriores.

REDAÇÃO

A redação é uma das cinco notas gerais, mas ela tem um grande peso. Tirar uma boa nota aumenta bastante as chances de conseguir uma vaga no curso desejado. Por outro lado, zerar a prova pode trazer várias consequências negativas. A professora de português de uma escola particular, Belle Moura, faz um alerta:

“A redação é um dos pontos mais importantes, uma vez que tem um peso considerável de 800 pontos, e a nota máxima de 1000, por isso ela se torna um dos elementos essenciais para que o candidato receba uma boa média final”.

Ler muito, se interessar por temas atuais, escrever algumas redações e dar para alguém ler, estudar as regras simples de acentuação e pontuação e memorizar pelo menos duas citações de pensadores universais, tais como Paulo Freire, Platão, Sócrates, Karl Marx, Aristóteles etc., são algumas das sugestões de Moura para o aluno que quer chegar afiado.

DIA DA PROVA

No dia do Enem, é obrigatório levar documento original de identidade com foto (RG, CTPS, CNH, passaporte, carteira de reservista ou certificado de dispensa, desde que contenha foto). Sem ele, não é possível realizar a prova. Já os itens vetados são: qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros, bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Relacionadas