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quarta-feira, 14/05/2025 | Ano | Nº 5966
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PREFEITURA APONTA AÇÕES PARA MELHORAR A MOBILIDADE URBANA

Ampliação de serviços, modernização e acessibilidade são algumas das ações desenvolvidas para beneficiar a população na capital

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Para assegurar melhorias na mobilidade urbana em bairros da parte alta de Maceió, a prefeitura vem desenvolvendo diversas ações, com a ampliação de serviços à população, processos de modernização, garantindo acessibilidade e segurança para quem vive na região.

Nos últimos anos foram entregues novos ônibus e criadas linhas para atender a demanda dos usuários. Com 73 Geladões circulando na capital, a maioria contemplando os bairros mais afastados do Centro, são mais de um milhão de passageiros beneficiados pela circulação das dezesseis linhas em operação.

De acordo com a prefeitura, atualmente, 65 ônibus estão em itinerários que contemplam a parte alta de Maceió, além de seis linhas do Madrugadão. Ao todo, foram 20 novas linhas para atender a região, entre elas a 601, que sai do Benedito Bentes e segue pela Rota do Mar até o bairro da Jatiúca, reduzindo em uma hora o trajeto de quem pretende chegar ao Litoral Norte.

Outro ponto apresentado pela prefeitura é que Maceió é a única capital do Nordeste que possui gratuidade no transporte público para todos os estudantes residentes da capital e que estudam na Região Metropolitana. Os dados mostram que o Passe Livre, implantado em setembro de 2021, promoveu mais de 15 milhões de embarques até julho de 2023, gerando uma economia de R$ 26.107.448,80 aos estudantes.

Para quem está na parte alta e precisa de transporte no fim de semana, inclusive para garantir o lazer com a família, o Domingo é Livre nos coletivos urbanos para os usuários do Vamu Cidadão. O programa que isenta do pagamento da passagem aos domingos já conta com mais de 3 milhões de embarques desde a implantação, gerando uma economia de mais de R$ 10 milhões aos maceioenses.

De acordo com o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) para amenizar os constantes engarrafamentos no centro de Maceió e a falta de vagas de estacionamento, o órgão tem investido em ações de engenharia por toda a capital. “A exemplo de ordenamentos viários, entrega de binários e proibição de estacionamento, com o intuito de tornar o trânsito mais fluido, além da aquisição de semáforos inteligentes que fazem a contagem de veículos e adaptam os tempos semáforicos de acordo com a concentração de veículos. A ideia é justamente priorizar o transporte público, em detrimento dos veículos individuais”, disse o órgão em nota.

A segurança dos passageiros também é motivo de preocupação da prefeitura. Os abrigos de ônibus têm recebido a atenção. Nos últimos dois anos, oito foram implantados na parte alta. Sem falar nas obras de melhoramento e ampliação do terminal do Eustáquio Gomes e da reconstrução do terminal do Village Campestre II, com previsão de entrega para os próximos meses. Quando finalizados, os equipamentos vão beneficiar milhares de cidadãos que residem ou trabalham em áreas de expansão da cidade.

O município segue investindo em tecnologia para melhorar a vida dos maceioenses. Os semáforos inteligentes, promovem melhorias significativas na Avenida Durval de Góes Monteiro e na Avenida Fernandes Lima. Essa iniciativa visa otimizar o fluxo de tráfego, reduzir congestionamentos e tornar o trânsito mais eficiente nessas importantes vias da cidade.

A prefeitura também garante que vem investindo na malha cicloviária de Maceió. Atualmente, o município possui 67 km de ciclovias e ciclofaixas nos principais corredores de transporte. Está em curso o planejamento para a ampliação dessa margem, que, na gestão anterior, era de 30 km. A malha cicloviária de Maceió abrange as ciclofaixas dos bairros do Eustáquio Gomes e Benedito Bentes, e ciclovias como a do Trabalhador, na Rota do Mar e da Avenida Fernandes Lima, cortando três bairros da capital, seguindo da Praça do Centenário até a Facima, no Tabuleiro do Martins.

Outra importante ciclofaixa fica no Graciliano Ramos, instalada na Avenida Alice Carolina, com ponto inicial no cruzamento com a Avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes e seguindo até a Avenida Marília Mendonça.

As obras da ciclovia avançam no trecho que compreende a Facima até a Tupan, no Tabuleiro. Por lá, a calha central passa por reparos e será coberta para servir de corredor. Com a drenagem praticamente finalizada, o próximo passo é o da terraplanagem, seguido da pavimentação e concretagem. Há também o projeto de a via ser estendida da Tupan até a entrada da Santa Lúcia.

Já a ciclovia da Rota do Mar, com 5,9 km de extensão, abrange toda a avenida, que liga o Benedito Bentes, na parte alta da cidade, até Guaxuma, no Litoral Norte. Na região, está prevista também ciclovia no Corredor D, que segue para o aterro sanitário e tem 1,5 km de extensão.

Há obras que vão ampliar a malha cicloviária. Uma delas é o Parque Esportivo do Benedito Bentes, que contará com ciclofaixas no entorno.

Em andamento, os trabalhos de ampliação de duas pistas na Avenida Menino Marcelo, em toda a extensão da Serraria, e projeto aprovado da ciclovia da via de ligação entre a Avenida Durval de Góes Monteiro e a Avenida Menino Marcelo. O serviço de duplicação da Durval de Góes, que, ao ser concluído, dará mais mobilidade aos moradores da parte alta.

Para amenizar os pontos de retenção de veículos em vários pontos, o DMTT tem investido em ações de engenharia, a exemplo de ordenamentos viários, entrega de binários e proibição de estacionamento, com o intuito de tornar o trânsito mais fluido, além, é claro, da aquisição dos semáforos inteligentes, que fazem a contagem de veículos e adaptam os tempos semáforicos de acordo com a concentração de veículos. A ideia é priorizar o transporte público, em detrimento dos veículos individuais.

O projeto de implantação para o BRT [Bus Rapid Transit], ainda em estudos internos, também é uma iniciativa importante da gestão que irá melhorar as condições do transporte público.

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