loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 09/05/2025 | Ano | Nº 5963
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Abastecimento

OPERAÇÃO BUSCA LIGAÇÕES IRREGULARES DE ÁGUA EM ALAGOAS

Fiscalização foi feita por profissionais da quatro concessionárias, Companhia de Saneamento, PM e Ministério Público de Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
As operações de fiscalização foram deflagradas nos municípios da Bacia Leiteira alagoana
As operações de fiscalização foram deflagradas nos municípios da Bacia Leiteira alagoana -

Esta semana uma operação realizada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) com as participação das concessionárias BRK, Águas do Sertão, Verde Alagoas e Secretaria de Estado de Governo (Segov) iniciou uma busca por ligações de água irregulares em diversas regiões do estado, incluindo a capital.

A ação visa flagrar fraudes, ligações irregulares e furtos de equipamentos em residências, imóveis comerciais e propriedades rurais. Os casos mais comuns são de hidrômetros invertidos, furados, grampeados, quebrados, com lacre violado e ainda ligações clandestinas e os famosos “gatos”.

As equipes de fiscalização foram formadas por profissionais cedidos pelas quatro empresas concessionárias que se juntaram aos integrantes da Casal, Polícia Militar e Ministério Público de Alagoas durante a operação.

A iniciativa faz parte do programa Mais Água Alagoas, lançado em julho passado pelo governo do estado, e tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica do sistema estadual de distribuição de água.

No início das operações da força-tarefa, 40 profissionais da Casal e concessionárias direcionaram os trabalhos de fiscalização em adutoras e ligações domiciliares no interior. As operações foram deflagradas nos municípios da Bacia Leiteira alagoana, nas zonas rurais de Pão de Açúcar, Olho d’Água das Flores, São José da Tapera e Monteirópolis, quando foram visitados 118 imóveis rurais e urbanos, com a fiscalização percorrendo sítios, chácaras, campos de futebol e restaurantes.

Foram flagradas nove irregularidades, sendo oito ligações clandestinas e um hidrômetro grampeado. Dezoito substituições de hidrômetros foram realizadas e dez cortes foram feitos no fornecimento em ramais.

Relacionadas