app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5790
Cidades Em todo o Brasil, foram registrados 859 problemas logísticos na edição 2023 do Enem

GABARITO E CADERNOS DE QUESTÕES DO ENEM SÃO DIVULGADOS NESTA TERÇA

Alagoas registrou 33,57% de ausências no segundo dia de provas do exame 2023, nesse domingo (12)

Por Thiago Gomes e Tatianne Brandão | Edição do dia 14/11/2023 - Matéria atualizada em 14/11/2023 às 04h00

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19h desta quarta-feira (14). Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, no domingo (12).

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou nesta segunda-feira (13) e vai até sexta (17), na Página do Participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

Apesar dos inúmeros registros de problemas logísticos que ocorreram no país nos dois dias de prova do Enem, em Alagoas não será necessária a reaplicação para os estudantes.

Segundo Ademir Oliveira, coordenador do Enem no Estado, apenas uma ocorrência por falta de energia foi registrada, mas o fato não atrapalhou o decorrer da prova, já que foi adicionado tempo extra para a conclusão do exame.

“Não há eventos que gerem reaplicação. Dos casos de falta de energia, apenas um teve interrupção da aplicação, mas foi dado tempo adicional”, disse.

Em todo o Brasil, foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água, no segundo dia de prova. No primeiro dia do exame, ocorreram 905 entraves.

O balanço com os números gerais de eliminações em Alagoas ainda não foi divulgado, mas, no país, 6.510 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo, nos dois dias do exame.

FALTOSOS

Alagoas registrou 33,57% de ausências no segundo dia de provas do Enem 2023, nesse domingo (12), conforme balanço apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 27.785 inscritos faltaram.

No estado, 54.979 candidatos compareceram às provas de ciências da natureza e matemática, aplicadas em 216 locais de 26 municípios alagoanos. Este total representa 66,43% de presenças.

Aqui, 82.762 candidatos estavam com as inscrições aptas no Enem. Deste total, mais de 24 mil não compareceram (30,1% de abstenções) no dia 6 de novembro (1º dia) para as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

O balanço preliminar do Enem 2023 aponta para 68% de participação nesse domingo (12). Os números definitivos dependem da consolidação por parte da instituição aplicadora e serão informados em 16 de janeiro de 2024, na divulgação dos resultados do exame.​

Mais matérias
desta edição