app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Cidades

ALAGOAS TEM DOIS CENTROS DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

.

Por Mariane Rodrigues | Edição do dia 25/11/2023 - Matéria atualizada em 25/11/2023 às 04h00

Os 102 municípios de Alagoas são atendidos, gratuitamente, por dois centros de referências em oncologia pediátrica, que funcionam em Maceió. Aqueles que moram no Agreste e Sertão, como é o caso de Maria Cecília, são atendidos pelo Hospital Veredas.

Os demais municípios do Litoral, Zona da Mata, Região Metropolitana e Maceió são atendidos pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

“As famílias que são do interior do Estado precisam se deslocar para a capital em busca do tratamento. São mães que deixam outros filhos aos cuidados de familiares e vizinhos para dar continuidade ao tratamento dos seus pequenos. Muitas vezes isso traz problemas conjugais e familiares, como também laborais”, expõe a coordenadora do setor administrativo de oncologia do Hospital Veredas, Roberta Fernandes

Segundo o Hospital Veredas, atualmente, o setor de oncologia pediátrica atende 43 pessoas de 0 a 18 anos de idade. Já a Santa Casa de Misericórdia de Maceió atende 90. Assim, considerando que as pessoas em tratamento em Alagoas estão nesses hospitais, Alagoas possui, ao menos, 133 crianças, adolescentes e jovens adultos, até os 18, que estão lutando contra o câncer no Estado.

E a maioria desse número é composta de crianças. No Veredas, segundo informações do hospital, das 43 pessoas atendidas no grupo infantojuvenil, a maioria, 35 delas, tem idades entre 0 a 12 anos, consideradas ainda crianças. Já segundo dados disponibilizados pelo setor de oncologia pediátrica da Santa Casa de Maceió, a unidade tem 56 pacientes com até 12 anos. Assim, dos 133 pacientes do grupo nas duas unidades de saúde, 91 ainda nem chegaram à adolescência. MR

Mais matérias
desta edição