Cidades
Encontro avalia import�ncia social da merenda escolar

Cerca de 20% dos alunos da rede estadual de ensino têm a merenda escolar como a refeição mais importante do dia. Diante dessa situação, se faz necessário criar meios para que o aluno possa se alimentar todos os dias e ter condições de aprendizagem e de permanência na escola. Esse é o objetivo do encontro com 100 diretores de escolas e representantes do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, que ocorre na sede do conselho, no Cepa, durante três dias. O diretor deve ter uma visão de inclusão social para que o aluno tenha o mínimo de igualdade de condições de aprendizagem, diz a gerente do Programa de Valorização e Desenvolvimento da Comunidade Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, Stelita França dos Santos. Durante o encontro, estão sendo discutidas questões relativas à operacionalização da merenda escolar na atual gestão democrática, quando os diretores são eleitos pela comunidade escolar. Segundo Stelita, há uma necessidade de mudança de postura do diretor. Para a presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Regina Bispo, o evento busca ainda uma maior conscientização e valorização da merenda escolar, primando pela sua qualidade. É importante oferecer condições de um melhor aproveitamento dos alimentos e de um armazenamento correto no dia a dia, nas mais de 400 escolas do Estado, destacou Regina. Os diretores também recebem orientações normativas e técnicas que regem a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).