app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Cidades

Brota na Grota atende mais de 66 mil maceioenses com serviços de saúde

Iniciativa garante assistência à população que reside nas comunidades mais vulneráveis da capital

Por Da Redação | Edição do dia 06/01/2024 - Matéria atualizada em 06/01/2024 às 04h00

Lançado no dia 25 de janeiro de 2023 pelo prefeito de Maceió, JHC, o Brota na Grota foi um grande sucesso entre os maceioenses durante o ano de sua inauguração. De janeiro a dezembro, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil passou por 41 grotas e realizou 66.739 atendimentos à população que reside nas comunidades em situação de vulnerabilidade social na capital alagoana.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió pretende atender mais de 100 grotas espalhadas pela cidade e visa garantir a transformação na vida dos maceioenses com ações integradas de 12 secretarias, levando serviços de saúde, infraestrutura, assistência social, esporte, lazer, entre outros.

De acordo com o coordenador do Brota na Grota pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edvaldo Almeida, a pasta não mediu esforços para que as ações fossem desenvolvidas junto à equipe profissional que está atuando em campo através do programa.

“O Brota na Grota foi um sucesso em 2023 e continuará sendo em 2024. A saúde preventiva tem sido o grande desafio de quem trabalha com saúde pública. Por muito tempo, as comunidades de grotas foram esquecidas pelo poder público, mas na gestão JHC isso vem sendo resgatado. E nós, que estamos na Saúde de Maceió, seguimos empenhados em levar assistência a quem mais precisa. Em 2023 não medimos esforços para isso, e neste ano isso não será diferente”, afirmou.

A Saúde de Maceió está integrada no Brota na Grota garantindo assistência básica e preventiva aos maceioenses. A equipe multiprofissional que oferta esses serviços de atendimento é formada por técnico de enfermagem, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, e veterinário. Esses profissionais percorrem as grotas e realizam os as visitas nas casas dos moradores, proporcionando aferição de pressão, medição de glicemia, Índice da Massa Corporal (IMC), orientação nutricional, curativos, atualização do cartão de vacina.

Entre as ações realizadas para os animais felinos e caninos estão consultas com veterinário, vermifugação e vacina antirrábica. Essas atividades acontecem de forma itinerante e com busca ativa, sendo de segunda à quinta-feira, das 9h às 16h, beneficiando uma comunidade a cada semana.

O processo de trabalho do Programa Brota na Grota é monitorado continuamente pela gestão, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços de saúde de forma universal.

Mais matérias
desta edição