app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Cidades

Maceió alcança 80% da população totalmente vacinada contra Covid-19

Cerca de 986 mil estão imunizadas; mais de 2,4 milhões de doses foram aplicadas desde início da campanha

Por greyce bernardino | Edição do dia 16/01/2024 - Matéria atualizada em 16/01/2024 às 04h00

Dados do site Vacina Maceió, atualizados até sexta-feira (12), apontam que pouco mais de 80% da população vacinável, cerca de 986 mil pessoas, está totalmente imunizada. Ao todo, foram mais de 2,4 milhões de doses aplicadas desde o início da vacinação, em 20 de janeiro de 2021.

Quanto aos números de casos confirmados da Covid, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) mostra que foram registrados 1.656 novos casos e cinco mortes nas duas primeiras semanas do ano de 2024, em Alagoas. Os dados apontam uma média diária de 70,5 testes positivos para o coronavírus no Estado.

Com o aumento de casos, se faz o alerta para a vacinação. A Sesau informou que vai seguir a estratégia de imunização do Ministério da Saúde, em 2024. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação Infantil deste ano, a vacinação contra Covid-19 já está disponível para as crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos.

As doses do imunizante devem ser administradas nesse público, respeitando os seguintes intervalos: da 1ª dose para a 2ª deve esperar quatro semanas e da 2ª para a 3ª dose, oito semanas. O Ministério da Saúde orienta que as crianças que tiverem tomado as três doses em 2023, não vão precisar repetir a vacina em 2024.

O calendário do Ministério da Saúde contempla, também, neste momento, o reforço do imunizante para pessoas idosas com mais de 60 anos de idade, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Na capital, a Prefeitura de Maceió disponibiliza quatro pontos fixos (Maceió Shopping, Pátio Shopping, Saúde da Gente e CAT Praia), além de 16 Unidades de Saúde, para a vacinação da população em geral.

Mais matérias
desta edição