loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 28/07/2026 | Ano | Nº 6276
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Cidades

Crianças e idosos lideram casos de Covid-19 em 2024 em Alagoas

De todos os registros graves, 28% foram em crianças de até 10 anos e 44% em idosos acima de 70 anos

Ouvir
Compartilhar

Crianças com até 10 anos de idade e idosos acima dos 70 anos são os mais infectados pela Covid-19 no início de 2024, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Foi para analisar esses dados que o Comitê Técnico Científico da pasta se reuniu nessa quarta-feira (17).

Chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, o infectologista Reneé Oliveira alertou que é preciso reforçar junto à população a importância da atualização do calendário vacinal. “Há uma estabilidade, entretanto, continuamos com a faixa etária de menores de 10 anos se destacando na ocorrência de casos. O percentual de exames negativos aumentou, porém, temos observado a baixa vacinação das crianças, o que nos preocupa”, disse.

De todos os casos graves de Covid-19 em Alagoas, 28% foram em crianças de até 10 anos e 44% em idosos acima de 70 anos. Neste último, o percentual já se repete desde 2022, mas entre as crianças o valor foi de 14% em 2023 e 6,3% em 2022.

O Comitê reforça que é preciso manter as medidas farmacológicas para os grupos de risco. “É importante que todos estejam com o seu calendário vacinal atualizado. Os jovens, porque podem ser assintomáticos e transmitir aos idosos, e estes, porque correm mais risco de apresentar um quadro clínico mais grave e que necessita de internação, devido a doenças pré-existentes. Precisamos estimular pessoas idosas para o uso de máscaras, além de pessoas que circulam pelos hospitais”, explicou Renee Oliveira.

Shorts Youtube
Play
Suspeito de tentar assaltar mãe e filha na Gruta de Lourdes é preso

Suspeito de tentar assaltar mãe e filha na Gruta de Lourdes é preso

Play
Prefeito Luciano Barbosa elogia Renan Filho por obra do VLT em Arapiraca

Prefeito Luciano Barbosa elogia Renan Filho por obra do VLT em Arapiraca

Play
Formação de chapas projeta disputa acirrada por vagas à Câmara Federal em AL

Formação de chapas projeta disputa acirrada por vagas à Câmara Federal em AL

Play
Na base de Lula em AL, PSD vai resolver se terá que pedir voto para Caiado

Na base de Lula em AL, PSD vai resolver se terá que pedir voto para Caiado

Play
JHC e Marina cumprem agenda de pré-campanha em Santana com ex-aliados distantes

JHC e Marina cumprem agenda de pré-campanha em Santana com ex-aliados distantes

Conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau, desde o início da pandemia da Covid-19 até agora, foram registrados 345.246 casos da doença em Alagoas, com 7.319 óbitos. Em 2024, já foram confirmados 1.318 ocorrências e um óbito.

Dados do site Vacina Maceió apontam que pouco mais de 80% da população vacinável, cerca de 986 mil pessoas, está totalmente imunizada. Ao todo, foram mais de 2,4 milhões de doses aplicadas desde o início da vacinação, em 20 de janeiro de 2021.

A Sesau informou que vai seguir a estratégia de imunização do Ministério da Saúde, em 2024. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação Infantil deste ano, a vacinação contra Covid-19 já está disponível para as crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos.

Relacionadas