app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

Escolas de samba seguem em preparação para o desfile 2024 em Maceió

Agremiações ganham a avenida no dia 12 de fevereiro levando tradição, dança e cores vibrantes para todo o público

Por Tatianne Bandão | Edição do dia 20/01/2024 - Matéria atualizada em 20/01/2024 às 04h02

Maceió, conhecida por suas praias deslumbrantes, transforma-se em um cenário de alegria e ritmo durante o período do carnaval. Nesse contexto festivo, as escolas de samba desempenham um papel fundamental, trazendo consigo a tradição, a dança e as cores vibrantes que caracterizam essa celebração.

No dia 12 de fevereiro, a capital alagoana será palco do aguardado desfile da Liga das Escolas de Samba Independentes. Com início marcado para às 17h e concentração no Marco dos Corais em direção ao 7 Coqueiros, o evento contará com a participação das renomadas escolas Gaviões da Pajuçara, Grêmio Recreativo Escola de Samba Girassol e Escola de Samba Unidos do Poço.

A Liga é responsável por coordenar e promover o desfile, um dos momentos mais aguardados dessa época do ano. Cerca de mil pessoas estão envolvidas diretamente com as atividades carnavalescas. Marcado por comissões de frente criativas, baterias e passistas, o desfile eleva o espírito carnavalesco na cidade.

“Teremos muitas novidades este ano. Estamos ansiosos para levar às ruas todo o espetáculo que foi preparado ao longo dos últimos meses. São muitas pessoas envolvidas, desde os passistas, músicos, até mesmo as costureiras que fazem o figurino, o pessoal de apoio, que empurra os carros alegóricos. Todos unidos para fazer um lindo carnaval”, afirma José Hilton Lopes Feitosa ‘Prego’, porta-voz da Liga.

Contudo, a preparação para o evento muitas vezes enfrenta desafios financeiros, como destaca ‘Prego’. A dependência da verba pública ressalta a importância do apoio governamental para garantir que as escolas possam oferecer um espetáculo à altura das expectativas.

“Estamos fazendo os trabalhos com o que arrecadamos de ensaios, bingos, mas dos órgãos não recebemos. Vamos aguardar, até porque precisamos dessa verba para arcar com as despesas e colocar as escolas de samba para desfilar”, ressaltou.

Com a verba destinada de R$ 30 mil, as escolas estão se preparando para apresentações vibrantes, incluindo comissão de frente, bateria e passistas. “Amamos fazer carnaval e, mesmo com as dificuldades, estamos preparando um belo espetáculo, que toda a população vai poder acompanhar”, finalizou.

PREMIO CARNAVAL 2024

O Governo do Estado publicou, nessa sexta-feira (19), o edital Prêmio Carnaval 2024, que visa impulsionar e reconhecer a produção cultural alagoana, com destaque para os desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba.

O prêmio tem como objetivos principais fomentar a circulação da produção cultural alagoana, reconhecer a qualificação profissional dos artistas locais, contribuir para o desenvolvimento artístico e potencializar a imagem de Alagoas por meio de seus agentes culturais.

Serão contempladas 135 iniciativas, distribuídas entre blocos carnavalescos (125 prêmios) e escolas de samba (10 prêmios), com um investimento total de R$ 875.000,00. Os desfiles devem ocorrer no período oficial do carnaval, de 9 a 18 de fevereiro de 2024.

Mais matérias
desta edição