app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Cidades

Municípios de Atalaia e São Braz registram tremores de terra em 2024

Laboratório Sismológico da UFRN informou que atividades sísmicas são considerados de baixo risco

Por greyce bernardino | Edição do dia 24/01/2024 - Matéria atualizada em 24/01/2024 às 04h00

OO Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que já foram registrados dois tremores de terra em Alagoas este ano. Os casos aconteceram em Atalaia, no dia 18 de janeiro, e no município de São Braz, no dia 20.

A atividade sísmica em São Braz ocorreu às 00h17 UTC (09h17 no horário de Brasília), e teve magnitude preliminar calculada de 2.2 mR. Não há informações se a população conseguiu sentir o tremor.

Já em Atalaia, o tremor ocorreu às 15h12 UTC, com magnitude calculada em 1.6 mR. A hora dos tremores são em UTC, 3 horas a mais da hora local.

O LabSis ainda informa que os tremores em Alagoas são considerados de baixo risco. Eles são avaliados pela Escala Richter, uma das principais formas de medir a intensidade dos abalos sísmicos.

A Richter funciona da seguinte forma: um tremor menor que 3,5 geralmente não é sentido, mas é gravado por sensores sismológicos; um tremor entre 3,5 e 5,4 às vezes é sentido pela população, mas raramente causa danos; entre 6,1 e 6,9 ele pode ser destrutivo em áreas em torno de 100 km do epicentro; no caso dos tremores classificados entre 7,0 e 7,9, sérios danos podem ser causados numa grande faixa; por fim, os terremotos de 8 ou mais podem causar danos graves em muitas áreas, mesmo que estejam a centenas de quilômetros.

O Laboratório Sismológico da UFRN monitora e divulga toda atividade sísmica que ocorre em Alagoas e em toda região Nordeste.

Mais matérias
desta edição