app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Cidades

Maceió tem 75 mil animais imunizados na vacinação antirrábica

Do total de animais vacinados durante a mobilização, doses foram aplicadas em 48.953 cães e 26.047 gatos

Por Matheus Bomfim | Edição do dia 31/01/2024 - Matéria atualizada em 31/01/2024 às 04h00

A campanha de vacinação antirrábica de Maceió foi encerrada no último fim de semana. Como resultado da mobilização, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conseguiu imunizar 75 mil animais entre cães e gatos.

Com início em novembro do ano passado, a campanha antirrábica na capital alagoana disponibilizou doses a pets de todos os Distritos Sanitários de Saúde. Do total de animais imunizados durante a mobilização, as equipes da UVZ vacinaram 48.953 cães e 26.047 gatos.

A iniciativa, na avaliação do chefe especial da UVZ, Dario Guedes, teve boa adesão e alcançou um número expressivo de animais imunizados contra a raiva.

“Queremos parabenizar a todos os maceioenses que saíram de suas casas para proteger seus animais dessa doença tão fatal que é a raiva. Também aproveitamos para estender o elogio à nossa equipe de profissionais, que esteve todos esses dias empenhada para que a campanha ocorresse da melhor forma possível”, enfatizou o chefe especial.

A imunização contra a raiva colabora para a prevenção e manutenção do controle da doença que, há quatro anos, não é notificada em Maceió.

IMUNIZAÇÃO SEGUE NA CIDADE

A SMS informa que os maceioenses que não conseguiram levar seus pets aos locais que receberam a campanha podem se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada na Cidade Universitária, parte alta da capital, para vacinar seus animais.

A UVZ disponibiliza o procedimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. O serviço também continuará sendo disponibilizado em todos os locais de Maceió onde o Saúde da Gente estiver instalado.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (82) 3312-5485 ou 98882-8240.

SOBRE A VACINA

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Já em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

*sob a supervisão da editoria

Mais matérias
desta edição