loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Alerta

Casos de mortes por choque chamam atenção da Abracopel

Somente no primeiro semestre de 2023, foram registradas 16 ocorrências de choque elétrico que provocaram 9 mortes em todo o Estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A convivência diária com aparelhos elétricos, o uso de tomadas e o contato com a fiação tem levado ao registro de ocorrências fatais. Os acidentes dentro ou na área externa da casa chamam a atenção da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) em Alagoas.

Os números colhidos pela entidade e que constam em um anuário impressionam. Isso porque, somente no primeiro semestre de 2023, foram registradas 16 ocorrências de choque elétrico que provocaram 9 mortes em todo o Estado. Seis delas foram em rede aérea e ocasionaram três mortes. Outras seis foram dentro de residências e provocaram o óbito de cinco pessoas. Os demais registros trágicos ocorreram no comércio e na construção civil.

Segundo o presidente da Abracopel/AL, o engenheiro eletricista João Macário, as pessoas precisam se conscientizar dos riscos que envolvem o manuseio de equipamentos elétricos.

"O mais importante é ter consciência de que o uso de equipamentos elétricos exige total atenção. Ele não pode estar ligado em tomadas com benjamamin (os Ts) pois provocam sobrecarga. Ligar e desligar qualquer equipamento exige o uso de calçados em solo seco. A mão também não pode estar molhada, em a superfície onde a pessoa pisa ou equipamento", alertou João.

Os reparos na rede elétrica, mesmo a doméstica, precisam ser feitos por profissionais capacitados. Somente ele tem condições de avaliar como os cabos elétricos da casa estão e se suportam o potencial elétrico usado no dia a dia.

"O ideal é que, uma vez por ano, as residências passem por uma revisão ou inspeção em toda a rede. Só o profissional consegue identificar onde há necessidade de mudança de fiação para evitar danos aos equipamentos. Ele também verifica se há risco para o imóvel e seus moradores", completou o especialista.

OCORRÊNCIAS

Nas últimas duas semanas, cinco ocorrências envolvendo energia elétrica resultaram em mortes em Alagoas. O caso mais recente foi no município de Craíbas, no Agreste do estado, e vitimou as primas Maria Keyla e Antônia Vitória. As crianças estavam em contato com uma cerca quando um fio de média tensão partiu e entrou em contato com o objeto.

As duas receberam uma forte descarga elétrica e, mesmo socorridas para uma unidade de saúde, não resistiram. As mortes causaram comoção na cidade e nas redes sociais.

Outro caso trágico vitimou Marines dos Santos, de 22 anos e sua filha Alice Vitória, de dois anos. A ocorrência, no povoado Lagoa dos Bois, na cidade de Olivença, foi motivada por uma rede elétrica improvisada na casa da família.

Já a vendedora Luana Valéria Ferreira morreu após uma descarga elétrica quando usava uma chapinha. O equipamento que serve para alisamento capilar foi usado no banheiro da residência, no povoado Novo Mundo, em Arapiraca.

Relacionadas