app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5730
Cidades

Seduc vai mobilizar 30 mil estudantes para inscrição no Enem

Prazo teve início ontem e prossegue até 7 de junho; secretaria vai disponibilizar equipamentos nas escolas

Por Da Redação | Edição do dia 28/05/2024 - Matéria atualizada em 28/05/2024 às 20h38

Tiveram início ontem as inscrições para a principal porta de acesso ao ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) até o dia 7 de junho.

A previsão é que 123 mil estudantes alagoanos participem do exame. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estima que serão 30 mil alunos da rede estadual. E, para mobilizar e incentivar os alunos a fazerem sua inscrição, o órgão fará uma série de ações por meio do Programa Professor Mentor - Meu projeto de vida.

Entre os métodos de mobilização estão: espalhar QR Codes com acesso ao portal do participante, estabelecer metas diárias para os estudantes monitores acompanharem os números de inscritos e organizar plantões diários para apoio na realização das inscrições, com os equipamentos das escolas.

Candidatos que tiveram seu pedido de isenção da taxa de inscrição aprovado - estudantes matriculados em escolas públicas, pessoas que fizeram o ensino médio em escola pública ou foram bolsistas integrais em instituições particulares e pessoas em situação de vulnerabilidade social - precisam fazer a inscrição. Já os candidatos que não possuem direito à isenção, devem efetuar a inscrição e também pagar uma taxa de R$ 85 até o dia 12 de junho.

Uma novidade da edição 2024 é que os candidatos que são estudantes da 3ª série do ensino médio em escolas públicas e que comparecerem aos dois dias de aplicação da prova receberão um incentivo de R$ 200 do Programa Pé de Meia e que será depositado pelo Governo Federal após a conclusão do ensino médio.

O Enem 2024 será aplicado em todo o país em 3 e 10 de novembro. Na primeira etapa da prova, com 5 horas e 30 minutos de duração, são avaliados os conhecimentos de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia do exame, de 5 horas de duração, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O resultado será divulgado em 13 de janeiro de 2025.

FOCA O ENEM

A Seduc também já iniciou os preparativos para o exame junto aos estudantes da rede estadual. No canal do Youtube do programa “Foca o Enem” são transmitidas aulas diárias: são 77 aulas desde seu início e lives semanais às quartas-feiras, às 19 horas (já foram transmitidas nove lives ao todo).

O programa também já promoveu cinco aulões, sendo três exibidos via Youtube (e disponíveis no canal do programa) e dois presenciais realizados nos municípios de Carneiros - que contou com 170 participantes - e Piranhas, este último com público de 220 estudantes.

TREINEIRO

Conforme a Agência Brasil, podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. O candidato, no entanto, deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Mais matérias
desta edição