Cidades
Estacionamento: placas n�o isentam os estabelecimentos

As placas afixadas em alguns estacionamentos de lojas ou shoppings avisando que o estabelecimento não é responsável por danos ocorridos no veículo não têm validade legal, segundo a diretora do Procon de Alagoas, Wedna Miranda. Aquelas plaquinhas não significam nada. Se o estacionamento é uma extensão do serviço, o estabelecimento é responsável e tem que fazer a reparação total dos danos, seja restaurante, loja, hotel, shopping, explicou, citando o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços. Ela afirma, também, que os próprios estabelecimentos estão se prevenindo. Por isso os shoppings estão tendo um cuidado maior com isso, filmando a entrada dos veículos, para tentar ter um certo controle, justificou. Apesar da maioria dos consumidores não ter nenhuma queixa com relação a estacionamentos, a maioria discorda do que está escrito nessas placas. Se o shopping oferece o estacionamento, é para dar mais segurança para os clientes. Então, ele deve ser responsável por qualquer coisa que aconteça no interior do estacionamento, afirmou o estudante de medicina Lindivan Júnior. O técnico em Radiologia, Joaquim Gonçalves Neto, também concorda. Nunca tive esse problema, mas acho que a responsabilidade é toda do estacionamento, principalmente se for aqueles estacionamentos privados, disse. Responsabilidade No caso de estacionamentos privados, Wedna Miranda confirma que os estabelecimentos devem cobrir possíveis prejuízos. Não importa o quanto o estacionamento cobre, ele é responsável pelo veículo, mesmo que ele não seja pago, declarou, explicando que algumas vezes pode ser difícil ressarcir o consumidor lesado. Agora se a pessoa, por exemplo, deixa uma bolsa dentro do carro e depois não encontra, aí o caso é mais difícil de resolver, porque não tem como computar a perda. Antônio Cedrim, proprietário do Estacionamento Monte Pio, afirma que está tentando fazer um seguro para assegurar aos clientes o ressarcimento de qualquer prejuízo que possa vir a ocorrer. As seguradoras só querem fazer seguro contra roubo, porque seguro contra danos é de alto risco. Eu já fiz outras vezes, agora está mais difícil, mas estou tentando negociar com uma seguradora, afirmou. Satisfação Para ele, é importante que o consumidor fique satisfeito com o serviço. Lógico que nós cobrimos qualquer dano, se for dentro do estacionamento e tenha sido causado pelo manobrista, a gente paga. Se o responsável for o dono de outro carro, ele vai pagar. Mas esse tipo de coisa nunca aconteceu com a gente, explicou, contando também que toma cuidado também para não ser enganado. Algumas vezes acontece que a pessoa estaciona o carro na calçada ou na zona azul e arranha, aí a gente tenta mostrar isso, para ele saber que não aconteceu aqui, completou. O proprietário do Estacionamento Catedral, Antônio de Pádua, afirma que ser responsável por possíveis danos que possam ocorrer dentro do estabelecimento é respeitar o consumidor. Se for comprovado que aconteceu aqui dentro do estacionamento, a gente paga qualquer dano. Mas até agora isso nunca aconteceu, a gente procura ter a maior atenção quanto a isso, porque temos muitos clientes mensalistas. A concorrência é grande, nós temos que agradar os clientes, disse.