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Estacionamento: placas n�o isentam os estabelecimentos

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As placas afixadas em alguns estacionamentos de lojas ou shoppings avisando que o estabelecimento não é responsável por danos ocorridos no veículo não têm validade legal, segundo a diretora do Procon de Alagoas, Wedna Miranda. “Aquelas plaquinhas não significam nada. Se o estacionamento é uma extensão do serviço, o estabelecimento é responsável e tem que fazer a reparação total dos danos, seja restaurante, loja, hotel, shopping”, explicou, citando o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços”. Ela afirma, também, que os próprios estabelecimentos estão se prevenindo. “Por isso os shoppings estão tendo um cuidado maior com isso, filmando a entrada dos veículos, para tentar ter um certo controle”, justificou. Apesar da maioria dos consumidores não ter nenhuma queixa com relação a estacionamentos, a maioria discorda do que está escrito nessas placas. “Se o shopping oferece o estacionamento, é para dar mais segurança para os clientes. Então, ele deve ser responsável por qualquer coisa que aconteça no interior do estacionamento”, afirmou o estudante de medicina Lindivan Júnior. O técnico em Radiologia, Joaquim Gonçalves Neto, também concorda. “Nunca tive esse problema, mas acho que a responsabilidade é toda do estacionamento, principalmente se for aqueles estacionamentos privados”, disse. Responsabilidade No caso de estacionamentos privados, Wedna Miranda confirma que os estabelecimentos devem cobrir possíveis prejuízos. “Não importa o quanto o estacionamento cobre, ele é responsável pelo veículo, mesmo que ele não seja pago”, declarou, explicando que algumas vezes pode ser difícil ressarcir o consumidor lesado. “Agora se a pessoa, por exemplo, deixa uma bolsa dentro do carro e depois não encontra, aí o caso é mais difícil de resolver, porque não tem como computar a perda”. Antônio Cedrim, proprietário do Estacionamento Monte Pio, afirma que está tentando fazer um seguro para assegurar aos clientes o ressarcimento de qualquer prejuízo que possa vir a ocorrer. “As seguradoras só querem fazer seguro contra roubo, porque seguro contra danos é de alto risco. Eu já fiz outras vezes, agora está mais difícil, mas estou tentando negociar com uma seguradora”, afirmou. Satisfação Para ele, é importante que o consumidor fique satisfeito com o serviço. “Lógico que nós cobrimos qualquer dano, se for dentro do estacionamento e tenha sido causado pelo manobrista, a gente paga. Se o responsável for o dono de outro carro, ele vai pagar. Mas esse tipo de coisa nunca aconteceu com a gente”, explicou, contando também que toma cuidado também para não ser enganado. “Algumas vezes acontece que a pessoa estaciona o carro na calçada ou na zona azul e arranha, aí a gente tenta mostrar isso, para ele saber que não aconteceu aqui”, completou. O proprietário do Estacionamento Catedral, Antônio de Pádua, afirma que ser responsável por possíveis danos que possam ocorrer dentro do estabelecimento é respeitar o consumidor. “Se for comprovado que aconteceu aqui dentro do estacionamento, a gente paga qualquer dano. Mas até agora isso nunca aconteceu, a gente procura ter a maior atenção quanto a isso, porque temos muitos clientes mensalistas. A concorrência é grande, nós temos que agradar os clientes”, disse.

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