loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

ADAPTACIDADES

Programa vai adaptar cidades de Alagoas às mudanças climáticas

Estado aderiu iniciativa do Governo Federal que pretende destinar recursos técnicos e financeiros aos municípios

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Iniciativa foi lançada durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília
Iniciativa foi lançada durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília | Foto: ROGÉRIO CASSIMIRO/MMA

O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lançou, nessa quarta-feira (12), o programa AdaptaCidades, no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília (DF). A iniciativa tem como objetivo apoiar estados e municípios no desenvolvimento de estratégias de adaptação à mudanças do clima, com recursos técnicos e financeiros.

Na cerimônia, representantes de onze estados – incluindo Alagoas – e o Distrito Federal assinaram um termo de interesse para aderir à iniciativa. O objetivo é auxiliar na implementação de planos locais e regionais que visem minimizar os impactos das mudanças climáticas.

O AdaptaCidades visa fortalecer a capacidade dos municípios alagoanos de enfrentar o aquecimento global e outros desafios climáticos. O programa disponibilizará recursos para a realização de oficinas, capacitações e mentorias, além de fornecer suporte técnico e operacional para a elaboração dos planos. O Governo Federal alocou um investimento de R$ 18 milhões, proveniente do Fundo Verde para o Clima e outras fontes, para viabilizar as ações no país, sendo que Alagoas poderá se beneficiar de recursos adicionais.

Cada estado, incluindo Alagoas, deverá indicar dez municípios com maior risco climático. A escolha das cidades será baseada em critérios técnicos que considerem o risco climático e a vulnerabilidade social da população local. Municípios organizados em consórcios intermunicipais também poderão participar do programa, se indicados pelos estados.

Relacionadas