loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 05/05/2025 | Ano | Nº 5959
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Cidades

AR-CONDICIONADO SEM PEGAR

Alunos protestam por causa de calor em escola de Maceió

48,3% das escolas que ficam na capital alagoana estão localizadas em áreas com desvio de temperatura

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Alunos protestam por causa de calor em escola de Maceió
-
Imagem ilustrativa da imagem Alunos protestam por causa de calor em escola de Maceió
| Foto: (Foto: Cortesia)

Estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom, em Maceió, protestaram nessa terça-feira (25) contra as condições precárias da instituição e a falta de professores. A via principal da região foi interditada pelos manifestantes.

De acordo com os estudantes, alunos e professores enfrentam o calor intenso dentro das salas de aula diariamente. Isso porque, embora os aparelhos de ar-condicionado tenham sido instalados há mais de um ano, substituindo os antigos ventiladores, eles nunca foram ligados. Em razão do protesto, o trânsito na região ficou congestionado. Os alunos utilizaram cartazes para chamar atenção para o assunto.

Calor em escolas de Maceió não é um fato isolado. Na última edição de fim de semana, a Gazeta mostrou um estudo recente realizado pelo Instituto MapBiomas e analisado pelo Instituto Alana que mostra que 48,3% das escolas que ficam na capital alagoana estão localizadas em áreas com desvio de temperatura de pelo menos 3,57ºC acima da média urbana.

Esse é o terceiro maior percentual do Nordeste e o 8° do Brasil. Além do calor excessivo, o material mostra que a maior cidade de Alagoas também enfrenta desafios significativos em relação à disponibilidade de áreas verdes nas escolas e em seus arredores. Isso porque 49% das unidades escolares situadas na capital não possuem áreas verdes em seus terrenos

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) informou que para a climatização da Escola Municipal Zumbi dos Palmares foi necessária uma reforma na infraestrutura elétrica, com a instalação de uma subestação, para viabilizar a ligação de novos equipamentos, com total segurança.

“A unidade, que antes operava com baixa tensão, agora funciona com média tensão. Com a alteração de tensão, a concessionária de energia Equatorial precisou realizar uma extensão na rede elétrica, o que atrasou o processo de viabilidade. Não há pendências ou diligências a serem sanadas, tendo a Semed atendido a todas exigências da Equatorial, restando agora tão somente a vistoria e energização por parte da concessionária”, diz a nota.

A secretaria diz ainda que, quanto ao ginásio da escola, que também foi alvo de protestos em razão da não entrega, o contrato com a empresa responsável pela execução das obras foi encerrado nem 2024 devido ao descumprimento de prazos e inconformidades na execução de alguns serviços, que estavam em desacordo com os projetos e que ainda estão sendo avaliadas as possibilidades para retomada a obra.

Em relação a carência de profissionais, a Semed reitera que já convocou mais de 5.300 aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que as convocações prosseguem até que todas as carências da rede sejam sanadas, inclusive àquelas da Escola Zumbi dos Palmares.

Relacionadas