TECNOLIGIA E SAÚDE
Teleconsulta: encurtando a distância entre médico e paciente em Alagoas
Em menos de um ano, projeto do HUPPA já realizou mais de 150 atendimentos


Thayse Brandão, moradora da parte alta de Maceió, enfrentava grandes dificuldades sempre que precisava levar seu filho Gabriel para consultas médicas. Mas sua experiência mudou completamente com a chegada das teleconsultas do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA).
“Foi um atendimento rápido e esclarecedor, e o melhor de tudo: não precisei enfrentar o deslocamento complicado de onde moro. Estou muito satisfeita com o serviço”, relatou Thayse.
O HUPAA, vinculado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem se destacado pela implementação do atendimento remoto via telemedicina. Desde o início do projeto, em julho de 2024, o hospital já realizou mais de 150 atendimentos à distância e conta com altos índices de aprovação dos pacientes.
De acordo com uma pesquisa feita com os usuários, 87% estão muito satisfeitos com o serviço, 97% afirmaram que as teleconsultas atenderam suas expectativas e 100% declararam que voltariam a utilizar o formato.
Inicialmente, o projeto atendia em duas especialidades, mas foi expandido para quatro: anestesiologia, neurologia, psicologia e cardiologia pediátrica. Guilmer Brito, chefe da Unidade de E-saúde do hospital, disse que houve um avanço gradual. “Começamos em julho de 2024 com um projeto piloto e, aos poucos, fomos expandindo. Hoje, atendemos em quatro especialidades e a tendência é continuar ampliando.”
Além da praticidade e da eficiência, o modelo de teleconsulta permite que o médico utilize a tecnologia para se comunicar com o paciente. Com câmeras, fones de ouvido e computadores com monitores duplos, os profissionais conseguem ver a pessoa e acessar seus prontuários ao mesmo tempo, garantindo um atendimento de qualidade.
O HUPAA enfrentou desafios durante a implementação, como dificuldade para a aquisição dos equipamentos e a organização do espaço físico para as teleconsultas. “Superamos a burocracia das licitações e estruturamos o ambiente. Depois disso, a capacitação dos profissionais foi fundamental para o sucesso do serviço”, explicou Brito.
Expansão
A ideia é expandir o projeto para outras especialidades médicas, como doenças crônicas, oncologia e nefrologia. “Vamos continuar ampliando os serviços, atendendo mais pacientes e especialidades”, afirmou o chefe da unidade.
A teleconsulta também tem beneficiado pacientes que precisavam viajar longas distâncias para consultas presenciais. "Agora, pacientes de cidades distantes, como Inhapi ou Pão de Açúcar, não precisam mais viajar por horas apenas para um retorno ou análise de exames", destacou Brito. Ele também falou sobre o benefício para pessoas com dificuldades de locomoção e idosos, que estão sendo atendidos de forma mais fácil e acessível.
Na pesquisa, os pacientes elogiaram a facilidade em serem atendidos por esse modelo. “O sistema é fácil de usar. Não é preciso instalar aplicativos ou programas complicados. O paciente só recebe um link e, no horário marcado, basta clicar para começar a consulta”, explicou o chefe da unidade.
Critérios
Sobre as especialidades de neurologia e cardiologia pediátrica, Brito explicou que a teleconsulta é indicada para pacientes que atendem a certos critérios, como idade e doenças específicas. "Nós explicamos todo o processo e, se o paciente concordar, realizamos o atendimento à distância. Se não aceitar, será agendado para uma consulta presencial", afirmou, ao dizer que a aceitação tem sido muito positiva.
"As avaliações dos pacientes têm sido excelentes, e com isso podemos ampliar os atendimentos com segurança", finalizou Brito.