loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

PREVENÇÃO

Após 19 acidentes em 2024, CBTU lança campanha de segurança nas ferrovias

Ação contará com carros de som e equipes de panfletagem

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Após 19 acidentes em 2024, CBTU lança campanha de segurança nas ferrovias
Após 19 acidentes em 2024, CBTU lança campanha de segurança nas ferrovias | Foto: Foto: Ailton Cruz

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realiza, entre esta terça-feira (18) e sexta-feira (21), uma campanha de utilidade pública para a prevenção de acidentes ferroviários. A ação contará com carros de som e equipes de panfletagem nas proximidades da ferrovia.

Neste ano, a campanha traz uma novidade: um foco especial nas áreas rurais, onde há maior incidência de animais soltos na ferrovia. Segundo a CBTU, em 2024, já foram registrados 19 acidentes ao longo da via férrea, sendo que uma das principais causas é a presença de animais na linha do trem. Outros fatores que contribuem para os acidentes incluem o estacionamento irregular de motos e veículos na faixa de segurança, crianças circulando e brincando perto dos trilhos e o descarte inadequado de objetos na ferrovia.

O carro de som transmitirá mensagens educativas, convidando a população a participar da campanha e a se conscientizar sobre os riscos e formas de prevenção.

A equipe da CBTU realizará um trabalho de conscientização porta a porta nos bairros Rio Novo, ABC, Fernão Velho, Gustavo Paiva e Lourenço de Albuquerque ao longo dos dias de ação.

Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, a CBTU promove campanhas educativas anualmente nos cruzamentos rodoferroviários. No entanto, em 2024, a Companhia inovou ao direcionar a ação para as áreas rurais, pois o número de acidentes envolvendo animais na via férrea cresceu de quatro para nove em relação a 2023.

“Dos 19 acidentes registrados este ano, a maioria envolveu colisões com animais, superando até mesmo os casos com veículos e pedestres. Por isso, estamos mobilizando nossa campanha educativa para os bairros onde há maior número de ocorrências e registros frequentes de animais soltos na via, além de reforçar a conscientização por meio das redes sociais”, destacou o superintendente.

Relacionadas