loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 06/05/2025 | Ano | Nº 5960
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

IMUNIZAÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa com longas filas em AL

Meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Campanha é direcionada a público-alvo determinado pelo MS
Movimento da vacinação da Influenza no Maceió Shopping. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Campanha é direcionada a público-alvo determinado pelo MS Movimento da vacinação da Influenza no Maceió Shopping. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz | Foto: (Foto: Ailton Cruz)

O início da campanha de vacinação contra a influenza, nessa segunda-feira (7), registrou longas filas nos pontos de imunização da capital. A campanha, que faz parte da estratégia do Ministério da Saúde (MS) para ampliar a imunização, teve início em todo Estado.

O público-alvo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas em situação de rua e profissionais das Forças Armadas.

Integram ainda o grupo a ser vacinado as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Vacinação (PNI), é vacinar no mínimo 90% desse público-alvo. Isso porque, ao alcançar este índice, estabelecia-se a imunidade coletiva, para proteger a população contra as principais cepas do vírus em circulação no Brasil: H1N1, H3N2 e B.

Camila Peixoto, enfermeira da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), diz que essa é mais uma estratégia de vacinação contra a Influenza. "O Ministério da Saúde seguiu com a mesma recomendação para os mesmos públicos prioritários. No caso das crianças que são vacinadas pela primeira vez, elas precisaram tomar duas doses do imunizante contra a influenza", explicou.

Ela também ressaltou a importância da atualização anual da vacina. "A vacina é modificada a cada ano para se atualizar com os vírus que estão circulando. Então, a que foi tomada no ano passado não é a mesma deste ano", completou Camila.

A enfermeira enfatizou ainda a necessidade de levar a documentação adequada ao posto de vacinação. "Quem se enquadrava nos públicos prioritários, deveria se dirigir à unidade de saúde ou aos pontos de vacinação, como os dois shoppings, Maceió Shopping e Pátio Shopping, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Levada, e a tenda do Saúde da Gente. Além disso, a vacinação também ocorreu em locais como o Casacasa, em Brotanas Grotas", destacou.

Camila explicou ainda sobre a estratégia de vacinação para acamados. "Nosso trabalho também incluiu a vacinação dos acamados, com a estratégia casa a casa. Para isso, as pessoas precisaram solicitar a vacinação ligando para o número 3312-5589, fornecendo os dados do idoso acamado para que pudéssemos nos dirigir até a residência e realizar a aplicação da vacina."

Relacionadas