PERIGO NO TRÂNSITO
ROTA DO MAR: acidentes acendem alerta para medidas urgentes de segurança
Especialistas em segurança no trânsito apontam que medidas para deixar via mais segura


Os constantes acidentes, com mortes e feridos, têm colocado em xeque a segurança na Rota do Mar, uma das principais vias de Maceió, que liga o Benedito Bentes a Guaxuma. Em março deste ano, em menos de três dias, duas pessoas morreram e uma ficou ferida em acidentes registrados na região, o que levanta um alerta sobre a necessidade de melhorias urgentes na infraestrutura viária para proteger os motoristas e pedestres que transitam pela área.
Especialistas em segurança no trânsito apontam que medidas imediatas, como o uso de vibro line (sinalização sonora em alto relevo) e tachas refletivas, podem ser fundamentais para reduzir o número de acidentes, especialmente os mais graves. Essas soluções podem atuar como um alerta para os motoristas, prevenindo excessos e imprudências.
De acordo com o mestre em engenharia de transportes, Gregory Aguiar, os principais fatores que contribuem para os acidentes na Rota do Mar são o excesso de velocidade e a imprudência dos condutores. Ele explica que, na Rota do Mar, esses comportamentos são os maiores causadores de sinistros na região.
Aguiar também destaca a importância do controle de velocidade para a redução dos acidentes, sugerindo que a instalação de radares de velocidade e a emissão de notificações para infratores podem ser soluções eficazes. “O controle eletrônico de velocidades é uma medida mitigadora dos acidentes, pois impede o excesso de velocidade. A instalação de radares e a notificação dos infratores têm um efeito disciplinar importante”, comenta.
Sinalização
A sinalização da via é outro ponto de discussão. Embora a Rota do Mar tenha uma sinalização considerada boa, Aguiar acredita que ela pode ser ainda mais aprimorada. Ele sugere a instalação de mais placas de regulamentação e advertência, bem como o uso de dispositivos como vibro line e tachas refletivas, para melhorar a visibilidade e aumentar a segurança. "Esses equipamentos aumentam a visibilidade e alertam os motoristas sobre as condições da via", afirma Aguiar.
O mestre em engenharia observa ainda que o desenho da via favorece comportamentos imprudentes, como o excesso de velocidade, especialmente entre motociclistas, que frequentemente pilotam de forma arriscada. Para combater esses comportamentos, ele sugere campanhas educativas mais direcionadas e uma fiscalização mais intensa, além de ações de conscientização sobre a importância da direção defensiva e a segurança viária. "O desenho da via acaba incentivando motoristas a excederem a velocidade. Além disso, motociclistas têm se mostrado imprudentes. Para mudar esse comportamento, é preciso intensificar a fiscalização e realizar campanhas educativas focadas nos riscos da alta velocidade e da direção imprudente", conclui Aguiar.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou que a sinalização da Rota do Mar foi recentemente revitalizada, incluindo placas de regulamentação de velocidade, faixas de travessias de pedestres, sonorizadores e lombadas.
Em relação aos acidentes, o DMTT atendeu a quatro sinistros no primeiro trimestre de 2025, destacando a necessidade contínua de ações preventivas para reduzir os riscos. “O Departamento segue investindo em campanhas educativas e na fiscalização rigorosa para evitar novos acidentes. Entre os pontos de maior foco estão a alta velocidade e a direção defensiva, dois dos principais fatores que causam acidentes na região”, informou em nota.
Preocupação de líderes comunitários
A situação também preocupa líderes comunitários da região, como André Lima, do bairro Benedito Bentes. Ele sugere medidas que poderiam contribuir para a redução de sinistros. “Os acidentes mais graves ocorrem na pista, não perto das áreas residenciais, mas na própria via, que muitos motoristas tratam como uma pista de corrida. Os condutores têm se mostrado imprudentes, com frequência ultrapassando a velocidade permitida, e alguns até dirigem embriagados”, afirmou.
O líder comunitário destacou a necessidade de uma maior fiscalização da DMTT e de ações educativas para conscientizar os motoristas. "O DMTT poderia intensificar a fiscalização e promover campanhas educativas para alertar os motoristas sobre os riscos da velocidade excessiva", disse o líder comunitário.
Ele também sugeriu que medidas como a instalação de redutores de velocidade, como quebra-molas ou radares, ajudariam a controlar a velocidade dos veículos e a evitar mais acidentes. Lima completou: “Como muitos motoristas usam a Rota do Mar para chegar rapidamente aos seus destinos, a instalação de redutores de velocidade poderia garantir mais segurança, sem causar grandes impactos na rotina das pessoas.”
Um dos acidentes mais graves envolvendo motocicletas ocorreu em 27 de março de 2025, quando um segurança perdeu o controle da moto, bateu em um meio-fio, subiu em um canteiro e, por fim, colidiu contra um poste. Devido ao impacto, a vítima morreu antes de receber os primeiros socorros. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito: “Paciente vítima de queda de moto com colisão em poste, caído em meio-fio de via pública, ausência de pulso e respiração. Óbito constatado pela equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel), ainda no local”, informou a assessoria do Samu.
Outro acidente ocorreu em 23 de março, envolvendo um casal que estava em uma motocicleta. O acidente também aconteceu no mesmo local e resultou na morte da mulher e ferimentos graves no marido, que foi levado para atendimento médico.