
Uma coleção de histórias inspiradoras, de um povo que não desiste — aliás, que insiste em manter viva a beleza que é viver neste Estado repleto de cultura e saber popular. Da cantiga das destaladeiras de fumo à culinária típica do interior, Alagoas segue surpreendendo.
Por essa razão, o "Isso É Alagoas" estreia neste sábado (19), na TV Gazeta, às 14h40. Os outros episódios serão transmitidos nos dias 26 de abril, 3 e 10 de maio, no mesmo horário.
A apresentadora Gilka Mafra dá início a uma nova temporada do programa, revelando personagens e histórias marcantes dos mais diversos municípios. Mais do que apenas uma atração da grade, o programa é um compromisso da TV Gazeta com a valorização da identidade alagoana.
"As pessoas podem esperar cada vez mais belezas da nossa cultura, das nossas paisagens naturais, da riqueza gastronômica. Porque Isso É Alagoas: um conjunto de belezas, de empreendedorismo, da força do nosso povo”, comenta a apresentadora.
Com 20 anos dedicados ao jornalismo, Gilka Mafra tem se empenhado em mostrar um pouco da história de cada canto do estado aos próprios alagoanos. Nesta 9ª temporada, a jornalista visita o município histórico de Penedo, ao lado da professora e museóloga Cármen Lúcia Dantas, natural da cidade.
“Filha da terra, Cármen nos conduziu pelos principais roteiros históricos de Penedo, passando pelas igrejas, conventos e dando uma verdadeira aula sobre a importância do município”, relata Gilka. Serão quatro episódios com desdobramentos surpreendentes — até mesmo em Maceió, onde muitos acreditam já ter visto de tudo, ainda há muito o que contar. A cada gravação, a apresentadora revela se sentir transformada pelas experiências vividas:
“O processo de gravação envolve toda uma equipe: câmeras, operadores de áudio e produção. Todos se doam para manter viva essa tradição cultural. A resiliência é um dos maiores aprendizados que esses personagens me ensinam”, reflete.
A manutenção do programa é vista como uma forma de reconhecimento e retribuição da TV Gazeta à população alagoana — dar voz a quem tem o que contar e inspirar por meio de histórias reais. “É o reforço da cultura local na tela da TV aberta de maior audiência do estado. É fundamental mostrar os talentos, as curiosidades, os destinos turísticos e a culinária típica de Alagoas”, afirma Eduardo Carvalho, diretor de Programação da TV Gazeta.
Eduardo também destaca o impacto positivo da audiência: “O programa busca contar histórias reais de alagoanos que fazem a diferença. Isso atrai e fideliza o público. Gilka senta, conversa, dança, prova pratos feitos com carinho. É essa conexão que aproxima ainda mais a TV do telespectador”, completa.
Ana Araújo, diretora comercial da emissora, confirma que o “Isso É Alagoas” também tem despertado o interesse de marcas — inclusive de fora do estado. “Sem dúvida, o sucesso de audiência do programa tem chamado atenção do mercado. Quando um conteúdo se conecta de forma tão genuína com o público, ele naturalmente se transforma em uma vitrine valorizada para os anunciantes”, avalia.
E as novidades não param por aí: Ana adianta que a 10ª temporada já está em produção, com novas rotas, novos personagens e ainda mais riqueza cultural a ser revelada. “A nona temporada consolida o sucesso do ‘Isso É Alagoas’ e a continuidade do projeto está garantida. Seguiremos com pautas atuais, ouvindo o público e acompanhando os movimentos culturais e sociais do estado”, conclui.