METAMORFO
Preso em operação da PF é acusado de comandar esquema de tráfico em Alagoas
Os agentes cumpriram 9 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em seis estados


A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Metamorfo em Alagoas e outros cinco estados. Um dos alvos, preso na Paraíba, é acusado de liderar uma organização criminosa de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, utilizando uma identidade falsa para manter o controle do esquema e movimentar altos valores em contas bancárias abertas com documentos fraudulentos.
Os agentes cumpriram 9 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema e Campo Alegre, além de ações nos estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Segundo as investigações, o acusado comandava um grupo criminoso com atuação em Alagoas. Para abrir as contas usadas na lavagem de dinheiro, o homem usava pessoas com antecedentes criminais e “laranjas” sem capacidade financeira compatível com os valores transferidos.
As quantias, provenientes da venda de drogas, circulavam por diversas contas, especialmente em Arapiraca, e retornavam ao preso, que investia em bens ou repassava os valores a um traficante de São Paulo.
Ele já havia sido preso na Paraíba com documento falso e, na ocasião, tentou subornar policiais oferecendo R$ 200 mil, o que configurou também o crime de corrupção ativa.