INTERIOR
Alagoas tem alerta de chuva para oito municípios até este domingo
Segundo o Inmet, temporais devem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhados de ventos intensos


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas consecutivos de perigo potencial (classificação amarela) para chuvas intensas em oito municípios de Alagoas, válidos entre quinta-feira (1º) e domingo (4). A previsão indica precipitações de 20 a 30 mm/h, podendo atingir 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h.
Apesar da intensidade moderada, o risco de transtornos como cortes de energia, queda de galhos, alagamentos ou raios é considerado baixo.
Os municípios sob alerta são Igreja Nova, Olho d'Água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu e Feliz Deserto.
Durante rajadas de vento, o instituto orienta que as pessoas evitem se abrigar em baixo de árvores, devido ao perigo de quedas e descargas atmosféricas, além de não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
Também é recomendado que os desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada durante os temporais. Em caso de emergência, as pessoas devem entrar contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Prevenção na capital
Em Maceió, a Defesa Civil Municipal intensificou os trabalhos de vistoria e manutenção preventiva em galerias de águas pluviais e canais localizados em áreas vulneráveis, especialmente em grotas. Segundo o órgão, a ação é estratégica para reduzir os riscos de alagamentos, deslizamentos e demais incidentes provocados pelas chuvas.
Desde o início de 2025, foram registradas 17 ocorrências envolvendo obstruções e falhas em galerias e redes de esgoto. Para evitar que esses números aumentem com a chegada do período chuvoso, a gestão municipal comunicou que realiza levantamentos periódicos nas regiões mais propensas a transtornos, priorizando os pontos críticos para intervenção.
A atuação preventiva da Defesa Civil segue um protocolo estruturado, que inclui o registro da ocorrência por meio de fotos e relatórios técnicos. Os casos são então direcionados aos órgãos competentes: a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) para limpeza das galerias e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para ações em canais.
A população também pode colaborar com a segurança da cidade. Denúncias de risco ou solicitações de vistoria podem ser feitas pelo número 199, com atendimento 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. A orientação é que os moradores evitem o descarte irregular de lixo, pois resíduos como sacolas, garrafas e entulhos causam entupimentos em bueiros e redes pluviais.