MOBILIDADE
Liberação da Faixa Azul para motoristas por app divide opiniões
Associação da categoria diz que medida vai agilizar corridas; especialista defende estudo técnico


Motoristas por aplicativo em Maceió estão mais perto de usar a Faixa Azul, depois que o projeto de Lei foi aprovado pela Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara de Maceió. Mas, enquanto a Associação dos Motoristas celebra a medida como um avanço para agilizar o serviço, especialistas alertam: sem estudos técnicos, a mudança pode gerar mais problemas do que soluções.
Atualmente, a via da direita nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Dona Constança e Comendador Leão é exclusiva para ônibus, táxis, transporte escolar, complementar e veículos particulares que estejam transportando pessoas autistas, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses horários e aos finais de semana e feriados, ela é liberada.
Para Alex Félix, presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL), a liberação para quem trabalha por aplicativo é muito importante para a categoria. “É bem-vindo, até porque a gente já vinha solicitando do DMTT [Departamento Municipal de Transportes e Trânsito] o uso da faixa exclusiva”, disse.
Segundo o presidente da entidade, a mudança vai facilitar o trabalho dos motoristas, tornando o serviço mais ágil e dinâmico. Ele diz que vai ser positivo tanto para o motorista como o cliente.
Já o engenheiro de Transporte e especialista em mobilidade urbana Fábio Barbosa alega que falta uma base técnica que justifique a implantação da medida. “Do ponto de vista da engenharia de tráfego, carece de estudo técnico que comprove que realmente vai dar fluidez no trânsito”, observa o engenheiro.
PROJETO
O Projeto de Lei nº 41/2025, foi apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PL) aguarda votação em plenário. “Os motoristas por aplicativo vinham há muito tempo pedindo que também tivessem esse direito. A gente sempre esbarrou na dificuldade de não serem eles regulamentados, não terem identificação nos veículos. Hoje, esse transporte é de interesse de boa parte da população que precisa se deslocar na cidade. Falamos sobre isso com o DMTT e amadurecemos a ideia dos motoristas por aplicativo também usarem a faixa azul”, expôs o vereador, ao comunicar que o projeto pode ser aprovado nos próximos 60 dias.
A publicação do Diário Oficial do Município detalha que fica autorizado o uso da faixa exclusiva para ônibus pelos motoristas de transporte por aplicativo devidamente cadastrados junto ao órgão de trânsito, observados os requisitos estabelecidos na Lei.