loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 23/05/2025 | Ano | Nº 5973
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

16 MUNICÍPIOS

Sobe para 3,1 mil nº de pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas

Nessa quinta, Alagoas deixou o Alerta Máximo e passou para o Estado de Atenção

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alagoas deixou o Alerta Máximo e passou para o Estado de Atenção
Alagoas deixou o Alerta Máximo e passou para o Estado de Atenção | Foto: — Foto: Cortesia

O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas saltou nas últimas horas de 722 para 3,1 mil e de municípios castigados pelo temporal de 13 para 16. Os dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostram ainda que dentre as localidades monitoradas pelo Governo do Estado, São Luís do Quitunde, na Região Norte, registra o maior número de atingidos, um total de 1.974. Seguido de São Miguel dos Milagres com 400 e de Maceió, que chegou a 270.

Outros municípios que tiveram transtornos nos últimos dias foram Coqueiro Seco (62 pessoas afetadas); Flexeiras (48); Igreja Nova (4); Joaquim Gomes (21); Maragogi (55); Marechal Deodoro (16); Matriz de Camaragibe (12); Paripueira (58); Passo de Camaragibe (19); Pilar (78); Porto Calvo (52); Rio Largo (75) e Roteiro (26).

Reclassificação

Ontem, Alagoas deixou o Alerta Máximo e passou para o Estado de Atenção, de acordo com a reclassificação feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A medida deve-se à base nas previsões mais recentes, que apontam diminuição significativa do volume de chuvas nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

Apesar da mudança no nível de severidade, a Semarh alerta que o solo continua encharcado, o que mantém os riscos de deslizamentos de terra em áreas de encostas e alagamentos em locais com sistemas de drenagem precários. O risco também persiste para o aumento do nível de pequenos córregos e riachos que podem transbordar.

Rios e lagoas que estavam, ontem, sendo monitorados apresentam situação de estabilização, segundo a Defesa Civil.

Já a Defesa Civil de Maceió informou que nas últimas 24h os pluviômetros da capital registram um acumulado de 36 mm de chuvas, e nas últimas 96h os acumulados chegam a 286 mm.

Na capital, foram registradas 755 ocorrências desde o último sábado (17), a maior parte delas, 316, por pontos de deslizamentos de barreiras. O órgão está em nível operacional de Alerta Máximo, com todas as equipes em campo atendendo as ocorrências. A previsão indica continuidade das chuvas até este sábado (24), mas com intensidade menor.

Relacionadas