loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 07/06/2025 | Ano | Nº 5984
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

SUCESSO

A fé que move montanhas também impulsiona empreendimentos em AL

Valéria Tenório e Joyce Lopes se tornaram empreendedoras religiosas após dificuldades financeiras

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Valéria Tenório é dona da loja Tenda de Maria, localizada na Rua do Livramento, no centro de Maceió
Valéria Tenório é dona da loja Tenda de Maria, localizada na Rua do Livramento, no centro de Maceió | Foto: — Foto: Ailton Cruz

Empreender no ramo da fé exige tudo o que é preciso em qualquer negócio: observar atentamente as oportunidades, planejar, construir uma marca forte e se preparar financeiramente. Valéria e Joyce, mulheres empreendedoras religiosas, têm algo bem especial no trabalho delas, que pode ser acrescentado à receita do sucesso: obstinação.

Valéria Tenório, 54 anos, cresceu na Igreja Católica, num lar cristão, e é neta de um homem que foi pioneiro na venda de artigos religiosos em Alagoas. O senhor Antônio Tenório era proprietário da Casa Nossa Senhora dos Prazeres e uma pessoa muito conhecida na região do centro de Maceió. Queria ser seminarista, mas resolveu abandonar o sonho para casar.

A empreendedora conta que o avô Antônio pediu a Nossa Senhora para tirar o sustento da venda de produtos religiosos. O pedido virou realidade. Na época, ele comprava os objetos em Recife e trazia para Maceió. A primeira loja foi aberta na década de 1960, serviu para sustentar os filhos, depois vieram mais cinco estabelecimentos espalhados pela capital alagoana, além da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

“Como neta mais velha, segui os passos do meu avô e tenho uma loja há 24 anos. Pedi a Deus uma orientação e botei o comércio porque eu estava precisando. Comecei no Jacintinho, onde passei onze anos, e estou no centro há 13 anos”, lembra Valéria Tenório, dona da loja Tenda de Maria. À reportagem, ela diz que teve uma conversa com Nossa Senhora e narrou que queria montar um negócio no Centro. “E aí ela me mostrou esse lugar abençoado que estou até hoje, no final da Rua do Livramento, perto da Praça Deodoro. Eu estou feliz, apesar das dificuldades. O dia aqui passa tão rápido, é abençoado”, conta.

“O principal desafio foi o financeiro. Comecei com pouco investimento. Foi coisa de Deus, só tem essa explicação. A gente tem que pedir muito a Deus para ser aquilo que ele quer que a gente seja. A gente tem que pedir a Deus porque, nessa minha caminhada, vi muita gente abrir e fechar o negócio”, destaca.

As peças vendidas na Tenda de Maria são compradas fora de Alagoas. Com o sucesso do negócio, Valéria resolveu “contratar” o esposo. “Esse ramo também é um apostolado, porque não é só vender, tem muito mais do que isso nessa história. Eu estou empreendendo todos os dias. Acredito no que eu vendo”, conta Valéria.

PEDI RESPOSTA

Joyce Lopes, 42 anos, é casada e mãe de Rhayanne, Miguel e Daniel. Foi feirante durante quase toda a vida, trabalhou em restaurante e não entendia de moda. Cozinhava, não pensava em trabalhar com vendas. Hoje, ela é uma empreendedora de sucesso, proprietária da Virtuosa Moda Evangélica.

“Um dia, eu estava muito aflita com meu trabalho como cozinheira, porque não me rendia nada, não ganhava nada, estava me sentindo muito frustrada. Eu estava varrendo o salão e estava orando, buscando em Deus uma resposta, buscando em Deus uma saída para mudar de vida. No mês 10 de 2022, às 5 horas, eu estava orando e falava com o senhor que queria mudar de vida”, recorda Joyce.

A empreendedora conta que, naquele dia, recebeu uma mensagem que mudou sua vida. Uma senhora na rua, que falou: “Irmã posso falar algo pra senhora? O senhor manda te dizer que você não mais vai cozinhar, a senhora vai vender roupas, a senhora vai vestir mulheres de Deus”.

“Na hora, me alegrei muito, me emocionei muito e tomei posse da palavra, comecei a orar, mas não tinha dinheiro nem pra comprar um cabide”, lembra Joyce, que frequenta a Igreja Batista Hebrom. No dia 10 de junho de 2023, ela abriu a Virtuosa Moda Evangélica, que fica na Feirinha do Tabuleiro, parte alta de Maceió.

Na época, ela conseguiu apenas R$ 10 mil para investir em poucas peças, não tinha estoque, não sabia nada de moda ou de empreendedorismo. “Aí que veio o desafio, um desafio muito grande. O senhor foi me capacitando. Sem entender do ramo, até mesmo as clientes vinham me ensinar. Tive muita ajuda das minhas clientes”, recorda.

“Era leiga sobre tudo que se pode imaginar. Foi um ano de muita luta. Hoje, a nossa loja está fazendo dois anos e a gente consegue o nosso sustento do nosso trabalho. Sempre fui uma pessoa que lutou muito e nunca teve condições de conseguir nada. Agora, tenho condições de sustentar os meus filhos. Só quero avançar e ter uma segunda unidade ou uma terceira unidade para a glória de Deus”, finaliza.

Joyce e a filha Rhayanne trabalham com moda direcionada à mulheres evangélicas
Joyce e a filha Rhayanne trabalham com moda direcionada à mulheres evangélicas | Foto: Cortesia

Pedi uma resposta a Deus

Joyce Lopes, 42 anos, é casada e mãe de Rhayanne, Miguel e Daniel. Foi feirante quase toda a vida, trabalhou em restaurante e não entendia de moda. Cozinhava, não pensava em trabalhar com vendas e achava um segmento muito distante da sua realidade. Hoje ela é uma empreendedora de sucesso, proprietária da Virtuosa Moda Evangélica.

“Um dia eu estava muito aflita com meu trabalho como cozinheira, porque não me rendia nada, não ganhava nada, estava me sentindo muito frustrada. Eu estava varrendo o salão e no momento eu estava orando, buscando em Deus uma resposta, buscando em Deus uma saída para mudar de vida. No mês 10 de 2022 às 5 horas eu estava orando e falava com o senhor que queria mudar de vida”, recorda Joyce.

A empreendedora conta que naquele dia recebeu uma mensagem que mudou a vida. Joyce estava trabalhando e orava, quando passou uma senhora na rua, que falou: “irmã posso falar algo pra senhora? O senhor manda te dizer que você não mais vai cozinhar, a senhora vai vender roupas, a senhora vai vestir mulheres de Deus”.

“E eu na hora me alegrei muito, me emocionei muito e tomei posse da palavra, comecei a orar, mas não tinha dinheiro nem pra comprar nem um cabide”, lembra Joyce, que frequenta a Igreja Batista Hebrom. E no dia 10 de junho de 2023, Joyce abriu a Virtuosa Moda Evangélica, que fica na Rua Firmo Correia de Araújo, na Feirinha do Tabuleiro, parte alta de Maceió.

Sem entender de moda

Na época, Joyce conseguiu apenas R$ 10 mil para investir em poucas peças, não tinha estoque, não sabia de moda e sem saber fazer compras. “Aí que veio o desafio, um desafio muito grande. O senhor foi me capacitando. Sem entender do ramo, até mesmo as clientes vinham me ensinar. Tive muita ajuda das minhas clientes”, recorda.

Os primeiros meses foram difíceis e a vontade de desistir era constante. Mas com a ajuda de Deus, da filha e da família, segundo relato da própria Joyce, foi seguindo em frente e aos poucos passou a estudar sobre tecidos e mercado digital.

“Era leiga sobre tudo que se pode imaginar. Foi um ano de muita luta. Hoje a nossa loja está fazendo dois anos e a gente consegue o nosso sustento do nosso trabalho. Sempre fui uma pessoa que lutou muito e nunca teve condições de conseguir nada. Hoje tenho condições de sustentar os meus filhos. Só quero avançar e ter uma segunda unidade ou uma terceira unidade para a glória de Deus”, finaliza a empreendedora Joyce Lopes.

Relacionadas