BALANÇO
Quase 10 mil autuações de trânsito foram registradas pelo DMTT em Maceió de janeiro a maio de 2025
Operação Vagas Especiais mira motoristas que ocupam indevidamente vagas para idosos e pessoas com deficiência


O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió registrou 9.979 autuações por estacionamento irregular entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2025. O número já supera o total de infrações registradas no mesmo período de 2024, que foi de 8.939.
As infrações aconteceram tanto em estacionamentos públicos quanto privados, como shoppings, centros comerciais e supermercados. Para intensificar a fiscalização e garantir o direito das pessoas com deficiência e dos idosos, o DMTT deu início no último fim de semana à Operação Vagas Especiais.
Segundo Henrique Correia, supervisor do DMTT, a operação tem como objetivo garantir o uso correto das vagas preferenciais, que são protegidas por lei.
"Estamos visitando shoppings, supermercados e grandes centros para coibir o uso indevido dessas vagas. Nosso papel é garantir o direito dessas pessoas que já enfrentam dificuldades de locomoção", afirmou Correia.
Apesar de uma melhora no comportamento dos motoristas maceioenses, ainda há muitos que ignoram a legislação e estacionam de forma irregular.
Estacionar em vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência sem a devida identificação é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, conforme o artigo 181, inciso XX do Código de Trânsito Brasileiro.
Corrêa também faz um alerta: "Mesmo quem tem direito à vaga precisa exibir o cartão no painel do veículo. Esquecimentos têm gerado autuações desnecessárias. Por isso, pedimos atenção redobrada aos idosos e pessoas com deficiência."
