loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Cidades

AVISO

Chuvas persistentes e ventos fortes colocam regiões de Alagoas em estado de atenção

Semarh alerta para risco de transtornos no Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste até esta quarta

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Defesa Civil inspeciona imóveis em áreas de risco na capital
Defesa Civil inspeciona imóveis em áreas de risco na capital | Foto: Ascom/Defesa Civil de Maceió

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu ontem um alerta meteorológico sobre a persistência de chuvas intensas em diversas regiões de Alagoas, com destaque para o Litoral — incluindo a capital —, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste. O aviso vale até as 23h59 dessa quarta-feira (18).

Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH), os modelos de previsão indicam que as chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento em pontos isolados, especialmente nas áreas litorâneas e de encosta.

A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera sobre o Oceano Atlântico tem favorecido a formação de nuvens carregadas, elevando os acumulados de chuva.

O órgão alerta para risco elevado de alagamentos em zonas urbanas com deficiência de drenagem, além do aumento no nível de pequenos riachos e o risco acentuado de deslizamentos em áreas vulneráveis. Nas demais regiões do Estado, há previsão de chuvas de intensidade fraca à moderada, porém sem riscos associados até o momento.

Os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas seguem sob monitoramento constante, conforme o aviso. Caso ocorra alguma alteração significativa, um novo alerta hidrológico poderá ser emitido.

A Semarh reforça a necessidade de atenção por parte da população e das defesas civis municipais, recomendando o acompanhamento das atualizações meteorológicas por meio do site oficial da secretaria.

Transtornos

As chuvas que caíram desde a noite dessa segunda-feira (16) causaram transtornos em cidades do Estado. Na capital, ruas ficaram alagadas, o que deixou o trânsito lento em alguns bairros.

A Defesa Civil de Maceió informou que atendeu a três chamados em áreas de risco e que, nesses locais, as equipes fizeram vistorias em imóveis. Não houve registros de desabamentos ou queda de barreiras.

Relacionadas