loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6001
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

ABRIGOS

Número de desabrigados e desalojados por causa das chuvas cresce em AL

Chuvas diminuem, mas Defesa Civil alerta que atenção às áreas mais vulneráveis deve ser mantida

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Famílias estão abrigadas em escola de São Miguel dos Campos
Famílias estão abrigadas em escola de São Miguel dos Campos | Foto: Ascom/São Miguel dos Campos

As chuvas diminuíram ontem, conforme previsto pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), mas a Defesa Civil recomenda que a atenção às áreas vulneráveis vai ser mantida. O número de desabrigados e desalojados no Estado subiu de 239 para 263.

Em São Miguel dos Campos, onde o Rio São Miguel transbordou na segunda-feira (30), equipes da gestão municipal continuam realizando o plano de contingência assistindo as famílias que foram encaminhadas para unidades de ensino municipais preparadas como abrigos temporários.

Até o fechamento desta edição, 222 pessoas estavam abrigadas nas escolas municipais Maria Soares Palmeira, Lindalva Jatobá e José Marcos.

Em Marechal Deodoro, a Lagoa Manguaba ultrapassou o nível de transbordamento no Povoado Auxiliadora e, mesmo retornando ao nível de atenção, mais pessoas deixaram suas casas. O número passou de 17 para 41, sendo 28 desalojadas (acolhidas temporariamente por parentes ou amigos) e 13 desabrigados (que foram para abrigos oficiais).

Por causa dos estragos causados pela chuva, a prefeitura decidiu adiar o retorno das aulas, que estava previsto para esta terça-feira (1). Ainda não foi divulgada uma nova data.

O nível do Rio Coruripe subiu e, na madrugada de ontem, um homem ficou ilhado em uma casa de bomba na zona rural da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível da água que cercava a vítima estava subindo. Para o resgate, foi necessário um bote de salvamento e apoio da Defesa Civil Municipal. O homem foi retirado com vida do local.

A previsão é de diminuição das chuvas. Apesar disso, de a Defesa Civil ainda alerta para o risco de transbordamento do Rio Jacuípe. Por isso, a recomendação é que os ribeirinhos estejam atentos ao nível do rio e deixem áreas de risco em caso de transbordamento.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do 199.

Relacionadas