APENAS 43,15%
Menos da metade dos alagoanos se vacinou contra a influenza
De acordo com dados do MS, Alagoas registrou no ano passado 232 casos e 52 óbitos

Em Alagoas, menos da metade da população-alvo se vacinou contra a influenza. Levantamento do Ministério da Saúde, atualizado na manhã de ontem (1º), mostra que das 731 mil pessoas previstas para receber as doses no estado, apenas 315 mil se vacinaram, o que representa a imunização de apenas 43,15%.
Apesar de baixa, a cobertura vacinal em Alagoas apresenta taxa maior do que a média do país, que está em 42,12%.
De acordo com dados do MS, Alagoas registrou no ano passado 232 casos e 52 óbitos por influenza. De janeiro a abril de 2025, foram computados 15 notificações da doença, sem mortes.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Alagoas e outros onze estados apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em nível de alerta, risco ou alto risco com sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
Além disso, a Fiocruz reforça sobre as ocorrências de SRAG associadas à influenza A, que continuam aumentando em alguns do estados do Nordeste, especialmente no estado alagoano e na Paraíba.
Em relação às crianças, o acompanhamento dos casos pela Fundação mostra ainda que as ocorrências de SRAG associada ao VSR (Vírus sincicial respiratório) continuam em crescimento em boa parte das regiões Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e no Nordeste (Alagoas, Bahia, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe).
O último Boletim InfoGripe da Fiocruz mostrou que os vírus responsáveis pela alta de casos graves no país são o da influenza e do vírus sincicial respiratório (VSR), sendo que as hospitalizações por influenza continuam crescendo em alguns estados do Centro-Sul, Norte e Nordeste.
As vacinas podem ser encontradas em todas as unidades de saúde, nos pontos fixos e atualmente estão disponíveis para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Confira os locais: Maceió Shopping – 12h às 20h (segunda a domingo); Pátio Shopping – 12h às 20h (segunda a domingo); Parque Shopping - 14h às 20h (terça a sábado); Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – 8h às 14h (segunda a sexta); 8h às 14h (sábado) e 8h às 12h (domingo) e Saúde da Gente – 08h às 20h (segunda a sábado).
No ano epidemiológico 2025 foram notificados no país 110,4 mil casos de SRAG, sendo 56.864 (51,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 37.049 (33,6%) negativos e ao menos 8.913 (8,1%) aguardando resultado laboratorial.
Entre os casos positivos deste ano, observou-se que 26,3% são de influenza A; 1,1% de influenza B; 45,4% de vírus sincicial respiratório; 22% de rinovírus e 8,6% de Sars-CoV-2 (Covid-19).