INCIDENTE
Trabalhador morre eletrocutado durante desmontagem de estrutura de São João em Maceió
Genilson Lucena de Freitas, de 48 anos, era natural de Natal (RN) e estava na cidade para o serviço


Um homem natural de Natal (RN) foi encontrado morto ontem sobre a estrutura de um camarote instalado no bairro do Jaraguá, em Maceió, montado para os festejos de São João. A suspeita é que ele tenha sido vítima de um choque elétrico enquanto trabalhava na desmontagem da estrutura.
O incidente ocorreu na quarta-feira (2), mas o corpo da vítima, identificada como Genilson Lucena de Freitas, de 48 anos, só foi localizado um dia depois. De acordo com informações apuradas pela reportagem, o trabalhador tentava retirar uma extensão elétrica do camarote quando, possivelmente, recebeu uma descarga elétrica.
Segundo pessoas que estavam no local da estrutura, a vítima veio à capital alagoana com um colega de trabalho. Ambos prestavam serviço para uma empresa que trabalhou no evento e estavam na cidade para recolher os equipamentos utilizados na festa. Em determinado momento, os dois se desencontraram. O colega passou a procurá-lo ao longo da quarta-feira, mas, sem sucesso, acabou deixando o local.
Na manhã seguinte, Genilson foi encontrado sem vida. A perícia constatou lesões por queimadura na mão direita e na boca, compatíveis com choque elétrico. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros, após o desligamento da energia elétrica.
A Prefeitura de Maceió, responsável pela organização da festa, foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou até o fechamento desta edição.
ALERTA
Dados da Polícia Científica de Alagoas apontam um crescimento preocupante no número de mortes causadas por choque elétrico no estado. Em 2023, foram registrados 33 casos. Em 2024, esse número subiu para 43, um aumento de 24,24%. Somente em 2025, já foram contabilizadas 21 ocorrências.
Nessa quarta-feira (2), na cidade de Messias, interior de Alagoas, a menina Manuela da Silva Oliveira, de 8 anos, morreu após pisar em um fio de energia elétrica ao tentar pegar uma bola dentro de um terreno.
O chefe do Instituto de Criminalística de Maceió, Charles Mariano, reforça o alerta e destaca a importância da prevenção. “A eletroplessão, popularmente conhecida como choque elétrico, representa um risco sério à integridade física e à vida, especialmente em ambientes residenciais e de trabalho com instalações elétricas irregulares ou manuseio inadequado de equipamentos energizados”, explicou.
Entre os cuidados recomendados estão a manutenção periódica das instalações, a contratação de profissionais qualificados e o uso de dispositivos de proteção, como disjuntores diferenciais residuais.