loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 10/07/2025 | Ano | Nº 6007
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

FLAGRANTE

Torneio ilegal de canto de pássaros é encerrado pelo BPA

Evento ocorria num ferro-velho na Barra de Santo Antônio e descumpria leis ambientais; aves foram resgatadas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Competição acontecia com animais ilegais dentro de gaiolas
Competição acontecia com animais ilegais dentro de gaiolas | Foto: Divulgação/BPA

Um torneio clandestino de canto de pássaros silvestres foi desarticulado nesse fim de semana pelo Pelotão Aquático do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), no município de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. Segundo a corporação comunicou ontem, a competição, que reunia aves da espécie sibite, ocorria de forma ilegal às margens de uma lagoa, nos fundos de um ferro-velho.

O torneio acontecia sem qualquer autorização dos órgãos ambientais competentes. No local, os policiais encontraram diversas aves sem registro oficial e documentação, configurando crime ambiental. Cinco pessoas foram identificadas como responsáveis pelo evento e irão responder judicialmente. Contra elas, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), além da apreensão imediata das aves.

De acordo com a legislação brasileira, torneios de canto só podem ser realizados com autorização prévia de órgãos como o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o IBAMA. Além disso, os pássaros participantes devem estar devidamente registrados no Sistema Oficial de Controle de Criadores e Animais Silvestres (SISPASS) e os organizadores precisam estar cadastrados como entidade autorizada.

As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passam por avaliação veterinária. A expectativa é que, após cuidados adequados, possam ser devolvidas à natureza.

A Polícia Ambiental reforça que proteger os animais é também proteger o meio ambiente e incentiva a população a denunciar práticas ilegais. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 181 ou via WhatsApp pelo número (82) 98833-5879.

Relacionadas